Publicação:
Os Efeitos do Programa Bolsa Família sobre a frequência escolar e a participação na PEA das mães adolescentes beneficiadas

dc.contributor.advisorCarlos Henrique Leite Corseuil
dc.contributor.authorSantos, Felícia Mariana
dc.contributor.otherCoordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC
dc.contributor.scholarFelícia Mariana Santos
dc.contributor.thesiscommiteeFernando Gaiger Silveira
dc.contributor.thesiscommiteeCarlos Henrique Leite Corseuil
dc.contributor.thesiscommiteeSimões, Armando Amorim
dc.coverage.spatialBrasil
dc.date.accessioned2025-10-02T16:32:36Z
dc.date.available2025-10-02T16:32:36Z
dc.date.issued2018
dc.date.portal2018
dc.date.submitted2018-02
dc.degree.levelMestrado
dc.description.abstractEsta dissertação se propõe a avaliar o efeito do Programa Bolsa Família (PBF) sobre a frequência escolar e a participação na PEA das adolescentes, de 12 a 19 anos, que se tornaram mães nesse período. O estudo foi realizado sob a perspectiva das abordagens quantitativa e qualitativa. Na primeira, a partir dos dados do Censo de 2010, o interesse está em verificar em que medida o PBF influencia a frequência escolar e o estado no mercado de trabalho da adolescente mãe beneficiada. Para alcançar esse objetivo, a estratégia metodológica consistiu em duas etapas: primeiramente, estimou-se, a partir do modelo logit, o efeito marginal médio da maternidade sobre indicadores de educação e trabalho com dados individuais estratificados por cada mesorregiões. Logo após, foi identificada a relação entre a incidência do Bolsa Família, por mesorregião, sobre as estimativas encontradas na primeira etapa. Os resultados indicam que PBF tende a ser bem mais efetivo em aumentar a frequência escolar das meninas que não são mães, relativamente as que são. Já na segunda abordagem, o objetivo foi analisar as subjetividades associadas à maternidade na vida de jovens mães, residentes no Distrito Federal e cadastradas pelo Programa, por meio da análise de narrativas capturadas pela entrevista semiestruturada. Pelas falas, as jovens beneficiadas interrompem os estudos, mas expressam intenção em retomar a trajetória educacional e em qualificá-la, dando maior importância a essa em detrimento da inserção profissional precária no mercado de trabalho. Desse modo, o estudo levanta evidências de que a efetividade dos mecanismos de eliminação da transmissão intergeracional da pobreza presentes no PBF depende da conjugação de políticas públicas em torno das especificidades da maternidade na adolescência.
dc.description.abstractalternativeThis work aims to evaluate the effect of the Bolsa Família Program (PBF) on the school attendance and participation in the labor market of adolescents mothers, from 12 to 19 years old. The study was carried out from the perspective of quantitative and qualitative approaches. In the first one, based on data from the 2010 Population Census, the interest is to verify to what extent the PBF influences the educational choice and the labor market status of the adolescent mother and beneficiary. To achieve this goal, the methodological strategy consisted of two steps: first, was estimated the marginal effect of motherhood on education and work indicators with individual data stratified by each mesoregion. Afterwards, the relationship between the incidence of the Bolsa Família, by meso-region, was identified on the estimates found in the first stage. The results indicate that PBF tends to be much more effective in increasing the school attendance of girls who are not mothers, compared to those who are. In the second approach, the objective was to analyze the subjective factors associated with motherhood in the lives of young mothers residing in the Federal District and registered by the Program, through the analysis of narratives captured by the semistructured interview. By the speeches, the beneficiaries girls interrupt their studies, but they express an intention to resume the educational trajectory and to qualify it, greater than entering the labor market. Thus, the study raises evidence that the effectiveness of mechanisms to eliminate the intergenerational transmission of poverty, present in the PBF, depends on the conjugation of public policies around the specificities of motherhood in adolescence.
dc.description.graduateprogramPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento
dc.description.serieMestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento - Segunda Turma
dc.format.extent94
dc.identifier.citationSANTOS, Felícia Mariana. Os efeitos do Programa Bolsa Família sobre a frequência escolar e a participação na PEA das mães adolescentes beneficiadas. 2018. 94 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento) – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília, DF, 2018.
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19236
dc.language.isopor
dc.location.cityBrasília
dc.location.countryBR
dc.publisherIpea
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
dc.rights.typeLicença Padrão Ipea
dc.source.urlsourcehttps://www.ipea.gov.br/portal/dissertacoes-apresentadas
dc.subject.keywordFrequência escolar
dc.subject.keywordMercado de trabalho
dc.subject.keywordPrograma Bolsa Família (Brasil)
dc.subject.keywordGravidez na adolescência
dc.subject.keywordPrograma de Transferência de Renda
dc.subject.otherlanguagesSchool attendance
dc.subject.otherlanguagesLabor market
dc.subject.vcipeaAdolescentes
dc.subject.vcipeaGravidez
dc.subject.vcipeaTrabalho
dc.subject.vcipeaEducação Comparada
dc.titleOs Efeitos do Programa Bolsa Família sobre a frequência escolar e a participação na PEA das mães adolescentes beneficiadas
dc.title.scholarOs Efeitos do Programa Bolsa Família sobre a frequência escolar e a participação na PEA das mães adolescentes beneficiadas
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication211e3d44-cdd0-4f9c-9831-9071ea013b41
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