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Arranjos institucionais federativos : o papel do Registro de Preços Nacional – RPN na implementação do Programa Caminho da Escola

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2016-05-19

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Resumo

Este trabalho se dedica à discussão do uso de arranjos institucionais de caráter federativo para a implementação de políticas públicas nacionais no Brasil, tendo em vista o complexo fenômeno da municipalização da execução dessas políticas inaugurado com a Constituição Federal de 1988. O objeto de análise é o arranjo denominado de Registro de Preços Nacional -RPN, instituído pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE em 2007 para atender ao Programa Caminho da Escola. A pesquisa se apoiou na literatura sobre federalismo, políticas públicas, capacidades estatais e arranjos institucionais para realizar um estudo de caso que busca verificar o papel do RPN na implementação desse programa. Valendo-se de entrevistas semiestruturadas com gestores da autarquia e da análise documental, a pesquisa identifica os elementos caracterizadores do arranjo. A superação das dificuldades provenientes das baixas capacidades estatais que caracterizam a maioria dos entes federados é analisada por meio do cruzamento de dados das adesões municipais ao RPN/Caminho da Escola com dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais – MUNIC. Ao final, constata-se que o modelo de gestão compartilhada do RPN no Programa Caminho da Escola logrou êxito na ampliação da coordenação federativa e na promoção do federalismo cooperativo, podendo servir de exemplo para a estruturação de novos arranjos institucionais que possibilitem uma atuação conjunta dos diferentes níveis de governo por meio do entrelaçamento de responsabilidades.

Resumo traduzido

The present work focus on the discussion of the use of federative institutional arrangements for the implementation of national public policies in Brazil, bearing in mind the complex phenomenon of municipalization of these policies’ execution, beginning with the Federal Constitution of 1988. The object of analysis is the arrangement called Registro de Preços Nacional- RPN (National Price Register), created by the Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE (National Fund for Education Development) in 2007 to attend to the Program Caminho da Escola (Path to the School). This research supports itself on literature concerning federalism, public policy, State capacities and institutional arrangements to perform a case study that verifies the role of RPN in the implementation of the referred program. By means of semi-structured interviews with the agency’s managers and of the analysis of documents, this research identifies the characterizing elements of the arrangements. The overcoming of difficulties originating from the low State capacities, characteristic of most of the federated role players, is analyzed by data crossing of the municipal adhesion to RPN/Caminho da Escola data with data from the Research on Municipal Basic Information – MUNIC. In the end, it is perceived that the model of shared management of RPN in the Caminho da Escola Program has succeeded in the expanding of the federative coordination and in the promotion of cooperative federalism, working as an example for the structuring of new institutional arrangements which facilitate a joint action of several levels of the government by means of the intertwining of responsibilities.

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Palavras-chave traduzidas

Education, Registro de Preços Nacional, RPN, Federalism, Public policy, Institutional arrangements, State capacities

JEL

Citação

FONSECA NETO, João César da. Arranjos institucionais federativos: o papel do Registro de Preços Nacional – RPN na implementação do Programa Caminho da Escola. 2016. 78 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento) – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília, 2016.

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