Publication: Brazil’s new middle classes
Loading...
item.page.format.extent
item.page.description.firstpage
145
item.page.description.lastpage
164
Date
Publication data
item.page.date.series
item.page.date.event
item.page.organization.date
item.page.date.submitted
item.page.project.date
item.page.description.edition
Language
eng
item.page.coverage.spatial
Brasil
item.page.coverage.temporal
item.page.location.country
BR
organization.page.location.country
item.page.type.events
item.page.type
item.page.degree.level
item.page.source.urlsource
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Copyright Holder
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Access to Information
Acesso Aberto
Terms of Use
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
item.page.title.alternative
item.page.organization.alternative
item.page.name.variant
item.page.contributor.author
Advisor
item.page.contributor.editor
item.page.contributor.thesiscommitee
item.page.contributor.organizer
item.page.contributor.coordinator
item.page.contributor.other
item.page.relation.ispartofseries
Speaker / Moderator / Discussant
Abstract
Analisa a formação e consolidação da chamada “nova classe média” brasileira no contexto do crescimento econômico e das políticas de inclusão social implementadas nos anos 2000. O autor utiliza dados de renda, consumo e mobilidade social para demonstrar a expansão significativa dos estratos intermediários da população, associada à formalização do mercado de trabalho, valorização do salário mínimo e ampliação de programas de transferência de renda. O texto discute as implicações desse fenômeno para o mercado consumidor, para a dinâmica política e para as políticas públicas voltadas à redução da desigualdade. Também problematiza a sustentabilidade dessa mobilidade social diante de crises econômicas e desafios estruturais, como baixa produtividade e fragilidade educacional. O capítulo conclui que a consolidação da classe média brasileira depende de crescimento sustentado, melhoria da qualidade da educação e fortalecimento institucional.
item.page.description.abstractalternative
organization.page.description
person.page.description
Email Address
person.page.identifier.orcid
person.page.identifier.lattes
person.page.identifier.gsid
person.page.identifier.rid
person.page.identifier.scopus-author-id
project.page.project.description
project.page.project.productdescription
item.page.subject.vcipea
item.page.subject.keyword
item.page.subject.otherlanguages
Citation
NERI, Marcelo. Brazil’s new middle classes. In: BRICS ACADEMIC FORUM (6. : 2014 : Rio de Janeiro). VI BRICS Academic Forum. Brasília: Ipea, 2014. p. 145-164. Available at: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/20090
