Publicação:
Mecanismos e experiências de correção do fluxo escolar no ensino fundamental

dc.contributor.authorParente, Marta Maria de Alencar
dc.contributor.authorLück, Heloísa
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2013-10-03T13:22:14Z
dc.date.available2013-10-03T13:22:14Z
dc.date.issued2004-07
dc.date.portal2004-07
dc.description.abstractEste texto descreve mecanismos e experiências de correção do fluxo escolar praticados no Ensino Fundamental público, por sistemas estaduais e municipais de educação, identificados em Oficina de Trabalho sobre a questão, promovida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Tal Oficina foi realizada no contexto da proposta de pesquisa para o mapeamento desses programas e de seus resultados, realizados pelas Unidades Federadas, e teve por objetivo colher subsídios sobre os principais conceitos, as dimensões e os processos praticados na correção do fluxo escolar e na eliminação da distorção idade–série no Ensino Fundamental, a fim de embasar o desenho de instrumentos para o levantamento de informações (coleta de dados) dessa pesquisa. Os temas tratados neste trabalho estão sistematizados e ordenados nas seguintes seções: 1) Introdução; 2) Um panorama sobre a correção da distorção idade–série; 3) Dados sobre a educação brasileira; 4) Questões conceituais e metodológicas relacionadas à correção do fluxo escolar; 5) Experiências de correção da distorção idade-série; 6) Questões a serem consideradas nos estudos de avaliação dos mecanismos de correção da distorção idade–série; 7) Conclusões; e 8) Recomendações finais.pt_BR
dc.description.abstractalternativeThis document describes mechanisms and practices for the correction of students’ flux at the Public Elementary Education schools, implemented at state and municipal educational systems. The information here presented was a result of a Workshop about the Mechanisms of Correction of Students Flux, organized by Ipea, with the objective of systematizing concepts and methodology regarding such practice, as viewed by experts in the area, as a means to subsidize a research project related to such programs. The themes developed in the Workshop are organized in the following aspects: i) the context of discussion on the mechanisms of students’ flux correction; ii) data about Brazilian education; iii) conceptual and methodological aspects related to mechanisms for the correction of age-grade distortion; iv) experiences of correction of age-grade distortion; v) basic issues related to the evaluation of mechanisms of student’s flux correction; vi) conclusions and suggestions; and vii) final recommendations.pt_BR
dc.description.otherSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1032pt_BR
dc.description.other38 p.pt_BR
dc.description.otherReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1867
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.subject.keywordCorreção do fluxo escolarpt_BR
dc.subject.keywordDistorção idade-sériept_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental públicopt_BR
dc.titleMecanismos e experiências de correção do fluxo escolar no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1032: Mecanismos e experiências de correção do fluxo escolar no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeMechanisms and experiences in elementary school flow correctionpt_BR
dc.typeWorking paperpt_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationEducaçãopt_BR

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
TD_1032.pdf
Tamanho:
159.21 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais