Publicação:
Transição dos trabalhadores brasileiros para a inatividade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

180

Última página

199

Data

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Banca de defesa

Resumo

O capítulo analisa a transição dos trabalhadores no mercado de trabalho brasileiro, com foco nos movimentos entre diferentes posições ocupacionais, situações de emprego e desemprego, evidenciando a dinâmica de mobilidade laboral ao longo do tempo; destaca que fatores como nível de qualificação, idade, experiência e condições macroeconômicas influenciam significativamente as probabilidades de inserção, permanência e saída do emprego, além de evidenciar diferenças entre segmentos da população; o estudo também discute o papel das instituições e das políticas públicas na regulação dessas transições, apontando desafios relacionados à estabilidade do emprego, à redução da informalidade e à melhoria das condições de trabalho.

Resumo traduzido

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

Citação

CAMARANO, Ana Amélia; KANSO, Solange; FERNANDES, Daniele. Transição dos trabalhadores brasileiros para a inatividade. In: OLIVEIRA, Marina Pereira Pires de et al. (org.). Rede de pesquisa formação e mercado de trabalho: coletânea de pesquisas: volume I, tendências e aspectos demográficos do mercado de trabalho. Brasília: Ipea: ABDI, 2014. v. 1. p. 180-199. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/20549

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

Versão final desta publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Livros

Livro
Rede de pesquisa : formação e mercado de trabalho : coletânea de artigos : Volume 1 : Tendências e aspectos demográficos do mercado de trabalho
(Ipea, 2014) Oliveira, Marina Pereira Pires de ; Caruso, Luiz Antonio ; Schneider, Eduardo Miguel ; Paulo Meyer Nascimento; Aguinaldo Nogueira Maciente; Marina Pereira Pires de Oliveira; Paulo A. Meyer M. Nascimento; Aguinaldo Nogueira Maciente; Luiz Antonio Cruz Caruso; Eduardo Miguel Schneider
A Rede de Pesquisa: Formação e Mercado de Trabalho, iniciativa coordenada pela ABDI e pelo Ipea, com participação do Senai e do Dieese, criada diante da centralidade da qualificação da mão de obra para o crescimento sustentável, a produtividade e a preservação dos avanços sociais no Brasil, em um contexto de mudanças demográficas e envelhecimento populacional que exigem articulação entre educação formal e aprendizado no trabalho; fruto de um processo de mapeamento e mobilização iniciado em 2011, a Rede estrutura-se em linhas de pesquisa em Economia da Educação e Economia do Trabalho, incorporando análises demográficas, e resultou em uma coletânea de volumes que reúnem estudos multidisciplinares selecionados após seminários e debates com ampla participação institucional; especificamente, o segundo volume concentra-se nas demandas de qualificação das firmas e em estratégias empresariais e metodológicas para identificação de competências laborais, abordando temas como mensuração de habilidades ocupacionais, lacunas educacionais em matemática, relações entre qualificação, inovação e aglomeração produtiva, subqualificação regional e uso de modelos de equilíbrio geral, com o objetivo de subsidiar políticas públicas, contribuir para a política industrial brasileira e esclarecer, com base empírica, a complexa interação entre formação profissional e mercado de trabalho no país.

Publicações

Faz parte da série

Fascículos

Palestrante / debatedor / mediador

Volumes

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais