Publication: Novos rumos da educação : como as experiências recentes de educação on-line podem ajudar a repensar a escola
Loading...
item.page.format.extent
item.page.description.firstpage
item.page.description.lastpage
Date
Publication data
item.page.date.series
item.page.date.event
item.page.organization.date
item.page.date.submitted
item.page.project.date
item.page.description.edition
Language
por
item.page.coverage.spatial
Brasil
item.page.coverage.temporal
item.page.location.country
BR
organization.page.location.country
item.page.type.events
item.page.type
item.page.degree.level
item.page.source.urlsource
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Copyright Holder
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Access to Information
Acesso Aberto
Terms of Use
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
item.page.title.alternative
Texto para Discussão (TD) 2749 : Novos rumos da educação : como as experiências recentes de educação on-line podem ajudar a repensar a escola
item.page.organization.alternative
item.page.name.variant
item.page.contributor.author
Advisor
item.page.contributor.editor
item.page.contributor.thesiscommitee
item.page.contributor.organizer
item.page.contributor.coordinator
item.page.contributor.other
item.page.relation.ispartofseries
Speaker / Moderator / Discussant
Abstract
Ainda que as modalidades de ensino a distância já existissem, a pandemia da covid-19 radicalizou a experiência de educação on-line. Mostrou que as ferramentas e dispositivos tecnológicos já disponíveis são capazes de transmigrar interações presenciais para ambientes virtuais. Com isso, alargaram-se limites, obtiveram-se bons resultados e apontaram-se perspectivas promissoras, o que abriu espaço para as seguintes questões, discutidas neste texto: como as experiências recentes de educação on-line podem ajudar a repensar a escola? Que tendências que se podem auscultar a partir delas? Que rumos se anunciam para o modo de fazer educação nos próximos tempos? A intenção aqui é ponderar sobre a escola de maneira mais ampla e a longo prazo, tendo em vista a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, sem necessariamente se atrelar ao meio pelo qual eles acontecem. A partir de análises bibliográficas e experiências nacionais e internacionais, foi possível discernir três dimensões principais de atuação, que estão sob a alçada das políticas públicas e de educadores: i) a diminuição das desigualdades digitais; ii) o apoio socioemocional aos estudantes; e iii) a formação de professores, métodos e materiais instrucionais. O desenvolvimento de ações nessas três frentes poderia tornar os sistemas educacionais mais abertos, flexíveis e inclusivos, para levar adiante processos de ensino nas modalidades presencial e a distância. Para viabilizar isso, as políticas de gestão educacional ganham centralidade entre os esforços a serem empreendidos, cabendo à União um papel protagonista: convocar e harmonizar os esforços de distintas esferas de governo em torno de um projeto colaborativo para o aperfeiçoamento do sistema educacional brasileiro.
