Publicação: Novos rumos da educação : como as experiências recentes de educação on-line podem ajudar a repensar a escola
| dc.contributor.author | Codes, Ana Luiza Machado de | |
| dc.contributor.author | Araújo, Herton Ellery | |
| dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2022-03-29T21:05:55Z | |
| dc.date.available | 2022-03-29T21:05:55Z | |
| dc.date.issued | 2022-03 | |
| dc.date.portal | 2022-03 | |
| dc.description.abstract | Ainda que as modalidades de ensino a distância já existissem, a pandemia da covid-19 radicalizou a experiência de educação on-line. Mostrou que as ferramentas e dispositivos tecnológicos já disponíveis são capazes de transmigrar interações presenciais para ambientes virtuais. Com isso, alargaram-se limites, obtiveram-se bons resultados e apontaram-se perspectivas promissoras, o que abriu espaço para as seguintes questões, discutidas neste texto: como as experiências recentes de educação on-line podem ajudar a repensar a escola? Que tendências que se podem auscultar a partir delas? Que rumos se anunciam para o modo de fazer educação nos próximos tempos? A intenção aqui é ponderar sobre a escola de maneira mais ampla e a longo prazo, tendo em vista a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, sem necessariamente se atrelar ao meio pelo qual eles acontecem. A partir de análises bibliográficas e experiências nacionais e internacionais, foi possível discernir três dimensões principais de atuação, que estão sob a alçada das políticas públicas e de educadores: i) a diminuição das desigualdades digitais; ii) o apoio socioemocional aos estudantes; e iii) a formação de professores, métodos e materiais instrucionais. O desenvolvimento de ações nessas três frentes poderia tornar os sistemas educacionais mais abertos, flexíveis e inclusivos, para levar adiante processos de ensino nas modalidades presencial e a distância. Para viabilizar isso, as políticas de gestão educacional ganham centralidade entre os esforços a serem empreendidos, cabendo à União um papel protagonista: convocar e harmonizar os esforços de distintas esferas de governo em torno de um projeto colaborativo para o aperfeiçoamento do sistema educacional brasileiro. | pt_BR |
| dc.description.other | 24 p. : il, | pt_BR |
| dc.description.other | Série monográfica: Texto para Discussão ; 2749 | pt_BR |
| dc.description.other | Possui referências bibliográficas; | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11102 | |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.location.country | BR | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
| dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
| dc.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Novos rumos da educação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação on-line | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Políticas públicas de gestão educacional | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Colaboração entre atores | pt_BR |
| dc.subject.vcipea | Educação | pt_BR |
| dc.subject.vcipea | Políticas Públicas | pt_BR |
| dc.subject.vcipea | Política Educacional | pt_BR |
| dc.subject.vcipea | Ensino a Distância | pt_BR |
| dc.title | Novos rumos da educação : como as experiências recentes de educação on-line podem ajudar a repensar a escola | pt_BR |
| dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 2749 : Novos rumos da educação : como as experiências recentes de educação on-line podem ajudar a repensar a escola | pt_BR |
| dc.type | Working paper | pt_BR |
| dspace.entity.type | Publication | |
| ipea.classification | Educação | pt_BR |
