Publicação:
Novos rumos da educação : como as experiências recentes de educação on-line podem ajudar a repensar a escola

dc.contributor.authorCodes, Ana Luiza Machado de
dc.contributor.authorAraújo, Herton Ellery
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2022-03-29T21:05:55Z
dc.date.available2022-03-29T21:05:55Z
dc.date.issued2022-03
dc.date.portal2022-03
dc.description.abstractAinda que as modalidades de ensino a distância já existissem, a pandemia da covid-19 radicalizou a experiência de educação on-line. Mostrou que as ferramentas e dispositivos tecnológicos já disponíveis são capazes de transmigrar interações presenciais para ambientes virtuais. Com isso, alargaram-se limites, obtiveram-se bons resultados e apontaram-se perspectivas promissoras, o que abriu espaço para as seguintes questões, discutidas neste texto: como as experiências recentes de educação on-line podem ajudar a repensar a escola? Que tendências que se podem auscultar a partir delas? Que rumos se anunciam para o modo de fazer educação nos próximos tempos? A intenção aqui é ponderar sobre a escola de maneira mais ampla e a longo prazo, tendo em vista a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, sem necessariamente se atrelar ao meio pelo qual eles acontecem. A partir de análises bibliográficas e experiências nacionais e internacionais, foi possível discernir três dimensões principais de atuação, que estão sob a alçada das políticas públicas e de educadores: i) a diminuição das desigualdades digitais; ii) o apoio socioemocional aos estudantes; e iii) a formação de professores, métodos e materiais instrucionais. O desenvolvimento de ações nessas três frentes poderia tornar os sistemas educacionais mais abertos, flexíveis e inclusivos, para levar adiante processos de ensino nas modalidades presencial e a distância. Para viabilizar isso, as políticas de gestão educacional ganham centralidade entre os esforços a serem empreendidos, cabendo à União um papel protagonista: convocar e harmonizar os esforços de distintas esferas de governo em torno de um projeto colaborativo para o aperfeiçoamento do sistema educacional brasileiro.pt_BR
dc.description.other24 p. : il,pt_BR
dc.description.otherSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2749pt_BR
dc.description.otherPossui referências bibliográficas;pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11102
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.subject.keywordNovos rumos da educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação on-linept_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas de gestão educacionalpt_BR
dc.subject.keywordColaboração entre atorespt_BR
dc.subject.vcipeaEducaçãopt_BR
dc.subject.vcipeaPolíticas Públicaspt_BR
dc.subject.vcipeaPolítica Educacionalpt_BR
dc.subject.vcipeaEnsino a Distânciapt_BR
dc.titleNovos rumos da educação : como as experiências recentes de educação on-line podem ajudar a repensar a escolapt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2749 : Novos rumos da educação : como as experiências recentes de educação on-line podem ajudar a repensar a escolapt_BR
dc.typeWorking paperpt_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationEducaçãopt_BR

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
td_2749.pdf
Tamanho:
1.22 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
td_2749_sumex.pdf
Tamanho:
74.89 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais