Publicação: Avanços, limites e desafios das políticas do MEC para a educação superior na década de 1990: ensino de graduação
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Brasil
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1990-1999
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BR
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Grau Acadêmico
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Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
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Acesso Aberto
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Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 869: Avanços, limites e desafios das política do MEC para a educação superior na década de 1990: ensino de graduação, Advances, limitations and challenges of MEC's policies for higher education in the 1990s: undergraduate education
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Resumo
Este texto apresenta um perfil evolutivo do ensino de graduação no Brasil ao longo da década de 1990 com ênfase nas políticas federais para o setor. Para tanto, apresenta: (i) síntese dos diagnósticos governamentais e de suas respectivas proposições de ação; (ii) principais ações e programas implantados ao longo da década; (iii) dimensionamento do setor em suas quatro esferas administrativas (federal, estadual, municipal e privada); e (iv) análise dos gastos do MEC com as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). À guisa de conclusão, foram identificados avanços e limites à implementação das políticas e programas governamentais, bem como alguns dos desafios que se colocam para a educação superior brasileira na década atual.
Resumo traduzido
The following text aims to outline the evolution of undergraduate education in Brazil, during the decade of 1990, with emphasis on the federal policies for this area. Therefore, the text presents: (i) synthesis of government diagnosis and the resulting actions; (ii) main actions and programs implemented during the decade; (iii) dimensions of this area in the four levels of administration (federal, state, municipal and private); and (iv) analysis of the expenditures of the Ministry of Education (MEC) with federal higher education institutions (IFES). As conclusion, it was identified improvements and difficulties to the implementation of the government policies and programs, as well some of the challenges of the higher education in Brazil on the current decade.
