Publication:
Apêndice : Orçamento climático do município de São Paulo

Loading...
Thumbnail Image

item.page.format.extent

item.page.description.firstpage

195

item.page.description.lastpage

209

Publication data

item.page.date.series

item.page.date.event

item.page.organization.date

item.page.date.submitted

item.page.project.date

item.page.description.edition

Language

por

item.page.coverage.spatial

Brasil - São Paulo

item.page.coverage.temporal

item.page.location.country

BR

organization.page.location.country

item.page.type.events

item.page.type

item.page.degree.level

item.page.source.urlsource

ISBN

ISSN

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Copyright Holder

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Access to Information

Acesso Aberto

Terms of Use

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

item.page.title.alternative

Orçamento climático do município de São Paulo

item.page.organization.alternative

item.page.name.variant

Advisor

item.page.contributor.editor

item.page.contributor.thesiscommitee

item.page.contributor.organizer

item.page.contributor.coordinator

item.page.contributor.other

item.page.relation.ispartofseries

Speaker / Moderator / Discussant

Abstract

O apêndice analisa o Orçamento Climático do município de São Paulo como instrumento de planejamento e financiamento da transição ecológica no âmbito do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029. Os autores demonstram que o orçamento climático consolidou-se como um importante bloco de despesas públicas, representando entre 15% e 20% do orçamento municipal e concentrando parcela significativa dos investimentos em mobilidade urbana, habitação, saneamento, drenagem, gestão ambiental e adaptação climática. O estudo evidencia que a implementação da agenda climática depende crescentemente de operações de crédito e de novas formas de financiamento, ao mesmo tempo em que revela tensões entre as demandas da transformação ecológica, as limitações fiscais dos entes subnacionais e os desafios do chamado federalismo climático. Conclui-se que o fortalecimento de mecanismos de financiamento para investimentos sustentáveis é essencial para viabilizar a transição justa nas cidades, especialmente em áreas estratégicas como eletrificação do transporte coletivo, infraestrutura urbana resiliente e políticas habitacionais.

item.page.description.abstractalternative

organization.page.description

person.page.description

Email Address

person.page.identifier.orcid

person.page.identifier.lattes

person.page.identifier.gsid

person.page.identifier.rid

person.page.identifier.scopus-author-id

project.page.project.description

project.page.project.productdescription

item.page.subject.otherlanguages

Citation

PERES, Jean; FAUSTINO, Raphael. Orçamento climático do município de São Paulo. In: LUEDEMANN, Gustavo Alves; REIS, Cristina Fróes de Borja (org.). Transição justa nas finanças no Brasil. Brasília: Ipea, 2026. p. 195-209. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/9786556351025-ape. [Transicao_...endice.pdf]

item.page.description.version

Description

item.page.description.series

item.page.relation.replaces

Final version of this publication

item.page.relation.references

organization.page.relation.references

Book Chapter

Item type:book.listelement.badge,
Transição justa nas finanças no Brasil
(Ipea, 2026-06) Gustavo Luedemann; Reis, Cristina Fróes de Borja; Gustavo Alves Luedemann; Cristina Fróes de Borja Reis
A obra Transição Justa nas Finanças no Brasil reúne estudos que analisam os desafios e as oportunidades da incorporação dos princípios da transição justa no sistema financeiro brasileiro, diante da crise climática e da necessidade de promover uma economia de baixo carbono. O livro discute os fundamentos conceituais da transição justa, os riscos climáticos, os instrumentos de financiamento sustentável e o papel da Taxonomia Sustentável Brasileira na orientação dos fluxos financeiros. Examina ainda os impactos territoriais, urbanos, energéticos e agrícolas da transformação ecológica, enfatizando a importância da inclusão social, da redução das desigualdades e da participação dos entes subnacionais. A publicação propõe referenciais conceituais e operacionais para subsidiar políticas públicas, regulações e decisões de investimento voltadas à promoção do desenvolvimento sustentável, da justiça climática e da transformação ecológica no Brasil.

Primary Version

Events

News

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais