Publication:
Apêndice : Orçamento climático do município de São Paulo

dc.contributor.authorPeres, Jean de Jesus
dc.contributor.authorFaustino, Raphael Brito
dc.contributor.scholarJean Peres
dc.contributor.scholarRaphael Faustino
dc.coverage.spatialBrasil - São Paulo
dc.date.accessioned2026-07-15T19:59:02Z
dc.date.available2026-07-15T19:59:02Z
dc.date.issued2026-06
dc.date.portal2026-06
dc.description.abstractO apêndice analisa o Orçamento Climático do município de São Paulo como instrumento de planejamento e financiamento da transição ecológica no âmbito do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029. Os autores demonstram que o orçamento climático consolidou-se como um importante bloco de despesas públicas, representando entre 15% e 20% do orçamento municipal e concentrando parcela significativa dos investimentos em mobilidade urbana, habitação, saneamento, drenagem, gestão ambiental e adaptação climática. O estudo evidencia que a implementação da agenda climática depende crescentemente de operações de crédito e de novas formas de financiamento, ao mesmo tempo em que revela tensões entre as demandas da transformação ecológica, as limitações fiscais dos entes subnacionais e os desafios do chamado federalismo climático. Conclui-se que o fortalecimento de mecanismos de financiamento para investimentos sustentáveis é essencial para viabilizar a transição justa nas cidades, especialmente em áreas estratégicas como eletrificação do transporte coletivo, infraestrutura urbana resiliente e políticas habitacionais.
dc.description.bookauthorGustavo Alves Luedemann
dc.description.bookauthorCristina Fróes de Borja Reis
dc.description.booktitleTransição justa nas finanças no Brasil
dc.description.firstpage195
dc.description.lastpage209
dc.identifier.citationPERES, Jean; FAUSTINO, Raphael. Orçamento climático do município de São Paulo. In: LUEDEMANN, Gustavo Alves; REIS, Cristina Fróes de Borja (org.). Transição justa nas finanças no Brasil. Brasília: Ipea, 2026. p. 195-209. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/9786556351025-ape. [Transicao_...endice.pdf]
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.38116/9786556351025-ape
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/20860
dc.language.isopor
dc.location.cityBrasília
dc.location.countryBR
dc.publisherIpea
dc.relation.chapterTransição justa nas finanças no Brasil
dc.relation.ispartofhttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/20715
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
dc.rights.typeLicença Comum
dc.subject.keywordOrçamento climático
dc.subject.keywordFederalismo climático
dc.subject.keywordTransformação ecológica
dc.subject.keywordInvestimentos climáticos
dc.subject.vcipeaFinanças Públicas
dc.subject.vcipeaDesenvolvimento Sustentável
dc.subject.vcipeaPlanejamento Urbano
dc.titleApêndice : Orçamento climático do município de São Paulo
dc.title.alternativeOrçamento climático do município de São Paulo
dc.title.scholarApêndice: Orçamento climático do município de São Paulo
dc.typeBook part
dspace.entity.typePublication
ipea.descriptionPPA 2026 Coleção: Meio Ambiente. Recursos Naturais Coleção: Sistema Monetário. Finanças. Bancos
relation.isBookOfChapter43757202-aca7-4ce6-9d2f-4aa267ac1871
relation.isBookOfChapter.latestForDiscovery43757202-aca7-4ce6-9d2f-4aa267ac1871

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Transicao_justa_finanças_Brasil_Apendice.pdf
Size:
4.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais