Publicação: Minerais críticos da transição energética ou do carro eletrificado ? A importância do setor automotivo na demanda futura por minerais críticos
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
77
Última página
84
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Palestrante / Mediador(a) / Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Banca de defesa
Resumo
A contribuição dos carros eletrificados para a transição energética aumentará nas próximas décadas e constituirá o principal vetor de demanda por minerais críticos. Enquanto tecnologias como energia solar e eólica apresentam crescimento estabilizado em sua demanda mineral, os veículos elétricos responderão por até 45% do consumo total desses recursos até 2050 – e por mais de 80% do crescimento da demanda de substâncias como lítio, cobalto e níquel. Essa tendência amplifica desafios geopolíticos, socioambientais e expõe gargalos de oferta, exigindo avanços em reciclagem e economia circular, sobretudo em baterias automotivas e do sistema elétrico.
Resumo traduzido
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave traduzidas
Citação
LEÃO, Rafael da Silveira Soares. Minerais críticos da transição energética ou do carro eletrificado? A importância do setor automotivo na demanda futura por minerais críticos. RADAR: tecnologia, produção e comércio exterior. Brasília, DF: Ipea, n. 80, dez. 2025. ISSN 2177-1855. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/radar80art10
Aviso
Notas
Série / coleção
Radar 80
