Publicação:
A Coordenação federativa na política de infraestrutura rodoviária

dc.contributor.advisorAlexandre de Ávila Gomide
dc.contributor.authorTajima, Érica Mayumi Yamada
dc.contributor.otherCoordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC
dc.contributor.otherEscola Nacional de Administração Pública
dc.contributor.scholarÉrica Mayumi Yamada Tajima
dc.contributor.thesiscommiteeLotta, Gabriela Spanghero
dc.contributor.thesiscommiteeAlexandre de Ávila Gomide
dc.coverage.spatialBrasil
dc.date.accessioned2025-09-29T13:05:15Z
dc.date.available2025-09-29T13:05:15Z
dc.date.issued2018-27
dc.date.portal2018
dc.date.submitted2018-04-27
dc.degree.levelMestrado
dc.description.abstractA presente pesquisa trata-se de um estudo comparado dos instrumentos de coordenação federativa das políticas de saúde e de infraestrutura rodoviária. O objetivo é compreender o processo de descentralização e coordenação federativa da implementação de políticas de infraestrutura rodoviária, realizado pelo Governo Federal, por meio da comparação com os instrumentos de coordenação federativa utilizados na política de saúde, cujo caráter federativo é tradicionalmente reconhecido. Os instrumentos foram mapeados e classificados de acordo com a taxonomia NATO, de Christopher Hood (1983) e, da comparação entre as duas políticas, foi feita análise, segundo a qual chegou-se às causas histórico-institucionais para as diferenças encontradas. Concluiu-se que, na Saúde, o papel regulatório do Ministério da Saúde foi reafirmado e fortalecido no período democrático, com o estabelecimento de diretrizes, normas e critérios para a utilização dos recursos transferidos aos entes subnacionais; enquanto na Infraestrutura Rodoviária, a desestruturação institucional ocorrida no início dos anos 1990, aliada à falta de estabilidade quanto ao financiamento, impediu o desenvolvimento de um relacionamento mais dirigido com os entes subnacionais, havendo o fortalecimento da autonomia desses.
dc.description.abstractalternativeThe present research is a comparative study between the instruments of federative coordination of health policies and road infrastructure. The objective is to understand the process of decentralization and federative coordination of the implementation of road infrastructure policies, carried out by the Federal Government, through a comparison with federation coordination instruments used in health policy, whose federative character is traditionally recognized. The instruments were mapped and classified according to the NATO taxonomy of Christopher Hood (1983) and, from the comparison between the two policies, an analysis was made, according to which historical-institutional causes were reached for the differences found. It was concluded that in Health, the regulatory role of the Ministry of Health was reaffirmed and strengthened in the democratic period, with the establishment of guidelines, norms and criteria for the use of resources transferred to subnational entities; while in the Road Infrastructure, the institutional disorganization that took place in the early 1990s, coupled with the lack of stability in financing, prevented the development of a more directed relationship with subnational entities, strengthening their autonomy.
dc.description.graduateprogramPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento
dc.description.serieMestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento - Segunda Turma
dc.format.extent65
dc.identifier.citationTAJIMA, Érica Mayumi Yamada. A coordenação federativa na política de infraestrutura rodoviária. 2018. 65 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento) – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília, 2018.
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19196
dc.language.isopor
dc.location.cityBrasília
dc.location.countryBR
dc.publisherIpea
dc.relation.ispartofseriesMestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
dc.rights.typeLicença Padrão Ipea
dc.source.urlsourcehttps://www.ipea.gov.br/portal/dissertacoes-apresentadas
dc.subject.keywordPolítica de Infraestrutura Rodoviária
dc.subject.keywordCoordenação
dc.subject.vcipeaPolítica de Transporte
dc.subject.vcipeaInfraestrutura do Transporte
dc.subject.vcipeaRodovias
dc.subject.vcipeaFederalismo
dc.subject.vcipeaAnálise Comparativa
dc.titleA Coordenação federativa na política de infraestrutura rodoviária
dc.title.scholarA Coordenação federativa na política de infraestrutura rodoviária
dspace.entity.typePublication
relation.isAdvisorOfPublicationad270a47-c3f5-46af-af1a-7c425d61a28c
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoveryad270a47-c3f5-46af-af1a-7c425d61a28c
relation.isComiteeOfPublication973bcb1a-c29e-48e1-832e-5a936903ca0c
relation.isComiteeOfPublication.latestForDiscovery973bcb1a-c29e-48e1-832e-5a936903ca0c
relation.isOrgUnitOfPublication211e3d44-cdd0-4f9c-9831-9071ea013b41
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery211e3d44-cdd0-4f9c-9831-9071ea013b41
relation.isSeriesOfPublicationc77e3d89-9d53-42a1-9456-a326435d0ef5
relation.isSeriesOfPublication.latestForDiscoveryc77e3d89-9d53-42a1-9456-a326435d0ef5

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
dissertacao_erica_mayumi_yamada_tajima.pdf
Tamanho:
1.09 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais