Publicação:
O Papel da educação no desenvolvimento como liberdade : uma análise comparada de Finlândia e Coreia do Sul

dc.contributor.authorWaltenberg, Fábio Domingues
dc.contributor.authorMartins, Fernanda Scarparo
dc.coverage.spatialFinlândiapt_BR
dc.coverage.spatialCoreia do Sulpt_BR
dc.date.accessioned2024-03-14T17:15:28Z
dc.date.available2024-03-14T17:15:28Z
dc.date.issued2020-12
dc.date.portal2020-12
dc.description.abstractAdotando como referência a abordagem de desenvolvimento como liberdade, de Amartya Sen, comparam-se Finlândia e Coreia do Sul, dois países que priorizaram investimentos em educação ao longo de décadas, período que coincidiu com um grande salto em seu nível de desenvolvimento. Embora ambos os países tenham sido capazes de erguer sistemas de educação considerados de alto padrão, apoiaram-se em princípios absolutamente diferentes para atingi-los. Analisam-se as motivações para os maciços investimentos educacionais na Coreia do Sul e na Finlândia e se apresenta a configuração atual dos seus sistemas educacionais, com alguns elementos de sua evolução histórica. Procura-se, então, avaliar em que medida os sistemas educacionais desencadeiam consequências mais amplas do que resultados em provas de proficiência – efeitos desejáveis ou não dentro da perspectiva de desenvolvimento adotada. Para isto, recorre-se a indicadores de qualidade de vida dos alunos, extraídos da edição de 2015 do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (em inglês, Programme for International Student Assessment – Pisa), bem como àqueles de percepção de qualidade da sociedade, oriundos do Programa para Avaliação Internacional de Competências de Adultos (em inglês, Programme for the International Assessment of Adult Competencies – PIAAC), de 2011-2012. Conclui-se que o sistema educacional finlandês está mais afinado ao conceito de desenvolvimento como liberdade.pt_BR
dc.description.abstractalternativeAdopting as a benchmark Amartya Sen’s concept of development as freedom, we compare Finland and South Korea, two countries that gave priority to investments in education for decades, which coincided with a major improvement in their development level. While both countries have been capable of raising world-class educational systems, the principles which guided each country were opposed. We analyze the motivations for South Korea and Finland to invest massively in education, and we present the current configuration of their educational systems, with some elements of their historical evolution. Then we evaluate to what extent the educational systems trigger consequences beyond proficiency exams – desirable or not according to a given concept of development. To this end, we employ indicators of students’ quality of life, extracted from the Programme for International Student Assessment (Pisa) 2015 edition, as well as indicators of perceptions of quality of society, coming from the Programme for the International Assessment of Adult Competencies (PIAAC) 2011-2012. We conclude that the Finnish educational system is more in tune with the concept of development as freedom.pt_BR
dc.description.otherArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 56, out./dez. 2020.pt_BR
dc.description.otherp. 283-321 : il.pt_BR
dc.description.otherResumos em português, inglês, espanhol e francêspt_BR
dc.identifier.citationWALTENBERG, Fábio Domingues; MARTINS, Fernanda Scarparo. O Papel da educação no desenvolvimento como liberdade : uma análise comparada de Finlândia e Coreia do Sul. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 56, p. 283-321, out./dez. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp56art10pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13201
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10473pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.subject.keywordAmartya Senpt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento como liberdadept_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.vcipeaEducaçãopt_BR
dc.subject.vcipeaLiberdadept_BR
dc.titleO Papel da educação no desenvolvimento como liberdade : uma análise comparada de Finlândia e Coreia do Sulpt_BR
dc.title.alternativeThe Role of education in development as freedom : a compared analysis of Finland and South Koreapt_BR
dc.title.alternativeEl Papel de la educación en el desarrollo como libertad : un análisis comparado de Finlandia y Corea del Surpt_BR
dc.title.alternativeLe Rôle de l’éducation dans le développement comme liberte : une analyse comparée de la Finlande et de La Corée du Sudpt_BR
dc.typeJournal articlept_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
relation.isJournalIssueOfPublicationf3a2a6fc-ebcc-4bdc-b478-e15dc3cb4e43
relation.isJournalIssueOfPublication.latestForDiscoveryf3a2a6fc-ebcc-4bdc-b478-e15dc3cb4e43

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ppp_n56_Artigo10_O_papel_da_educacao.pdf
Tamanho:
397.73 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais