Publicação:
Propostas para aprimorar as concessões rodoviárias brasileiras : subsídio cruzado e parceria público-privada de aporte, magnitude dos contratos, pedágio aberto e receitas acessórias

dc.contributor.authorSilva, Marco Antônio Boareto da
dc.contributor.authorSad, Bruno Nunes
dc.contributor.authorSilveira Sobrinho, Edson
dc.contributor.authorPompermayer, Fabiano Mezadre
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2024-04-26T19:04:42Z
dc.date.available2024-04-26T19:04:42Z
dc.date.issued2024-04
dc.date.portal2024-04
dc.description.abstractO sucesso das concessões rodoviárias, que têm prazos longos e obrigações complexas para os concessionários, é crucial para a sociedade. A análise baseia-se na experiência desde os anos 1990, destacando 12 temas para aprimoramento no modelo brasileiro. O estudo, conduzido pela SDI/ME e Ipea, contou com contribuições do governo e do setor privado. As propostas estão sendo implementadas em concessões recentes. O documento é divulgado em três notas técnicas, sendo esta a terceira, que discute subsídio cruzado, magnitude dos contratos, free-flow e receitas acessórias. As duas primeiras notas trataram de temas como prazo do contrato, compartilhamento de risco, financiamento e critérios de licitação, identificando problemas anteriores e propondo boas práticas, incentivando o debate contínuo.pt_BR
dc.description.other24 p.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Marco Antônio Boareto da; SAD, Bruno Nunes; SILVEIRA SOBRINHO, Edson; POMPERMAYER, Fabiano Mezadre. Propostas para aprimorar as concessões rodoviárias brasileiras: subsídio cruzado e parceria público-privada de aporte, magnitude dos contratos, pedágio aberto e receitas acessórias. Rio de Janeiro: Ipea, abr. 2024. (Diset: Nota Técnica, 133). DOI: http://dx.doi.org/10.38116/diset133pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13655
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13653
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13654
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.subject.keywordConcessões rodoviáriaspt_BR
dc.subject.keywordParceria Público-Privada (PPP)pt_BR
dc.subject.keywordFree-flowpt_BR
dc.subject.keywordReceitas acessóriaspt_BR
dc.subject.vcipeaInfraestrutura de Transportespt_BR
dc.subject.vcipeaRodoviaspt_BR
dc.titlePropostas para aprimorar as concessões rodoviárias brasileiras : subsídio cruzado e parceria público-privada de aporte, magnitude dos contratos, pedágio aberto e receitas acessóriaspt_BR
dc.title.alternativeNota Técnica n. 133 (Diset) : Propostas para aprimorar as concessões rodoviárias brasileiras : subsídio cruzado e parceria público-privada de aporte, magnitude dos contratos, pedágio aberto e receitas acessóriaspt_BR
dc.typeWorking paperpt_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
NT_133_Diset_Propostas_para_aprimorar_concessoes.pdf
Tamanho:
3.72 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais