Publicação: Consenso difuso, dissenso confuso: paradoxos das políticas de inovação no Brasil
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 1867: Consenso difuso, dissenso confuso: paradoxos das políticas de inovação no Brasil, Misty consensus and messy dissensus: paradoxes of innovation policies in Brazil
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Neste trabalho, argumenta-se que o amplo reconhecimento da associação entre inovação e desenvolvimento econômico e social e da relevância das políticas públicas de inovação formou uma espécie de “consenso difuso” dificilmente contestado no Brasil. Contudo, as políticas de inovação adotadas no país carecem de uma estrutura institucional adequada a sua implementação, caracterizando o que se denominou neste estudo de “dissenso confuso”. Argumenta-se que as dificuldades apresentadas para que as políticas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) contribuam de forma mais efetiva para que o Brasil amplie, de forma significativa, os esforços tecnológicos de seu setor produtivo estão menos na natureza intrínseca dos instrumentos de apoio à inovação e mais em seu descolamento da estrutura institucional que os operacionaliza. Demonstra-se que esta estrutura institucional: i) é pouco aderente à percepção da natureza sistêmica do processo de inovação; ii) não cria incentivos suficientes para a alocação, pelos gestores e instituições públicas, de recursos no setor produtivo; iii) incentiva a pulverização de recursos, com a consequente perda de foco e escala que pode, em vários casos, reduzir a eficácia das políticas adotadas; e iv) incentiva a reprodução de modelos e prioridades formatados em contextos distintos do brasileiro.
Resumo traduzido
In this paper it is shown that the wide acknowledgement of the association between innovation and economic and social development as well as of the relevance of innovation policies formed a kind of “misty consensus” hardly contested in Brazil. However, the innovation policies adopted in the country lack an institutional framework to support their implementation marking what is called in this paper a “messy dissensus”. It is argued that the obstacles to the science, technology and innovation (ST&I) policies to contribute more effectively to Brazil increase its technological efforts have less to do with the innovation policies themselves and more to do with their detachment from the institutional framework used to implement them. It is shown that this institutional framework i) is barely adherent to the perception of a systemic nature of the innovation process; ii) does not create incentives to the bureaucrats and public institutions to allocate resources in the industrial sector; iii) encourages the pulverization of resources and the consequent loss of focus which may reduce the efficiency of the adopted policies; and iv) encourages the adoption of models and priorities established to contexts which are different from the Brazilian reality.
