Publicação:
Sobre a redução das matrículas no ensino médio regular

dc.contributor.authorCorbucci, Paulo Roberto
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal200-2006pt_BR
dc.date.accessioned2014-02-24T17:23:34Z
dc.date.available2014-02-24T17:23:34Z
dc.date.issued2009-09
dc.date.portal2009-09
dc.description.abstractEste texto para discussão tem por objetivo identificar possíveis causas da redução das matrículas no ensino médio regular, ocorrida em nível nacional a partir de 2005. Para tanto, foram analisados dados de matrículas desagregados segundo as seguintes variáveis: i) dimensão regional; ii) turno de ensino; iii) dependência administrativa (pública/privada); iv) localização da escola (rural/urbana); v) séries de ensino; vi) faixas etárias; e vii) sexo do estudante. Além dos dados de matrículas, disponibilizados pelo Censo Escolar da Educação Básica, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), foram utilizadas informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), sob responsabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O recorte temporal compreendeu o período 2000-2006. Alguns fatores foram identificados como possíveis explicações para a redução das matrículas no ensino médio regular: i) diminuição do número de concluintes do ensino fundamental; ii) redução da distorção idade–série no ensino médio; e iii) aumento das matrículas no ensino médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).pt_BR
dc.description.abstractalternativeThe goal of this discussion text is to identify possible causes of the reduction in regular high school enrollment, which occurred in Brazil since 2005. The text analyzes enrollment data disaggregated according the following variables: i) region; ii) class period; iii) administration level (public/private); iv) school location (rural/urban); v) grades; vi) ages groups; and vii) gender. In addition to enrollment data available from the Ministry of Education’s Basic Education Census, information from the National Household Survey (PNAD), collected by the Brazilian Institute of Geography and Statistics, was also used. The period analyzed was from 2000 to 2006. Some factors were identified as possible explanations for the high school enrollment reduction: i) decreasing number of graduates from elementary education; ii) reduction of age-grade lag in high school level; iii) enrollment increase in youths and adults and adult education (EJA).pt_BR
dc.description.otherSérie monográfica: Texto para Discussão 1421pt_BR
dc.description.other22 p. : il.pt_BR
dc.description.otherReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
dc.description.otherConteúdo: anexopt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2552
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.subject.keywordEnsino médio regularpt_BR
dc.subject.keywordCenso Escolar da Educação Básicapt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordEducação formalpt_BR
dc.titleSobre a redução das matrículas no ensino médio regularpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1421: Sobre a redução das matrículas no ensino médio regularpt_BR
dc.title.alternativeAbout the enrollments decline in regular high schoolpt_BR
dc.typeWorking paperpt_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationEducaçãopt_BR

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
TD_1421.pdf
Tamanho:
214.39 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais