Publication: Identificação de prioridades de P&D e objetivos nacionais nos países da OECD : tempo de reabrir o debate ?
Loading...
item.page.format.extent
item.page.description.firstpage
item.page.description.lastpage
Date
Publication data
item.page.date.series
item.page.date.event
item.page.organization.date
item.page.date.submitted
item.page.project.date
item.page.description.edition
Language
por
item.page.coverage.spatial
item.page.coverage.temporal
item.page.location.country
BR
organization.page.location.country
item.page.type.events
item.page.type
item.page.degree.level
item.page.source.urlsource
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Copyright Holder
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Access to Information
Acesso Aberto
Terms of Use
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
item.page.title.alternative
item.page.organization.alternative
item.page.name.variant
item.page.contributor.author
Advisor
item.page.contributor.editor
item.page.contributor.thesiscommitee
item.page.contributor.organizer
item.page.contributor.coordinator
item.page.contributor.other
item.page.relation.ispartofseries
Speaker / Moderator / Discussant
Abstract
Este artigo tem como objetivo destacar elementos da situação atual que podem impulsionar mudanças significativas no processo de formulação da política de ciência e tecnologia (C&T) nos países da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em particular, enfoca a relevância que a identificação de prioridades em P&D pode assumir. Após a introdução, o capítulo 2 apresenta uma revisão do debate sobre a definição de prioridades em P&D e os objetivos globais de longo prazo nesses países. O capítulo 3 analisa contribuições recentes ao tema, indicando a natureza pouco racional e incremental dos procedimentos atualmente utilizados para estabelecer prioridades em P&D. O capítulo 4 examina quatro "fatos portadores de futuro" que tendem a provocar mudanças significativas na situação atual. A incorporação desses fatores no processo de decisão em C&T geraria uma importante demanda por metodologias de identificação de prioridades em P&D. Por fim, o artigo defende a participação ativa da comunidade de pesquisa na elaboração dessas metodologias para atender a essa demanda.
item.page.description.abstractalternative
organization.page.description
person.page.description
Email Address
person.page.identifier.orcid
person.page.identifier.lattes
person.page.identifier.gsid
person.page.identifier.rid
person.page.identifier.scopus-author-id
project.page.project.description
project.page.project.productdescription
item.page.subject.vcipea
item.page.subject.keyword
item.page.subject.otherlanguages
Citation
DAGNINO, Renato Peixoto. Identificação de prioridades de P&D e objetivos nacionais nos países da OECD: tempo de reabrir o debate? Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 16, p. 137-162, jul./dez.1997. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16403
