Publicação:
Transformações e tendências recentes na regulação dos serviços de ônibus urbano no Brasil

dc.contributor.authorGomide, Alexandre de Ávila
dc.contributor.authorCarvalho, Carlos Henrique Ribeiro de
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2016-06-23T19:57:19Z
dc.date.available2016-06-23T19:57:19Z
dc.date.issued2016-03
dc.date.portal2016-03
dc.description.abstractEste texto procura discutir as estruturas regulatórias dos sistemas de transporte coletivo por ônibus urbano, caracterizando as suas principais variáveis e avaliando seus impactos sobre o desempenho econômico, financeiro e operacional dos serviços. Inicialmente, procurou-se esclarecer os motivos da regulação dos sistemas de ônibus urbano a partir de uma revisão da literatura especializada, destacando-se, entre outros motivos, as falhas de mercado existentes, como a geração de externalidades negativas e de iniquidades sociais na produção dos serviços, além da própria essencialidade do transporte público – responsável pelos deslocamentos da população de baixa renda. Posteriormente, foi apresentado um conjunto de variáveis de caracterização dos modelos regulatórios, como uma plataforma de análise exploratória e comparativa desses modelos. Além disso, por meio do levantamento de evidências empíricas, foram analisadas as principais alterações ocorridas em alguns modelos regulatórios e seus efeitos sobre as condições dos serviços. Por fim, discutiram-se as tendências e os desafios presentes para a regulação e o financiamento dos sistemas de transporte públicos.pt_BR
dc.description.abstractalternativeThis text discusses the regulatory frameworks of public transport systems for urban bus, featuring their main variables and assessing their impact on economic, financial and operational services. Initially, it tried to clarify the reasons for the regulation of urban bus systems from a review of the literature, emphasizing among other things the existing market failures, such as the generation of negative externalities and social inequalities in the production of services in addition to the essentiality of public transport itself – responsible for the low-income population displacements. In addition,a set of descriptive variables of regulatory frameworks were presented as a platform for exploratory and comparative analysis of these models.pt_BR
dc.description.otherSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2187pt_BR
dc.description.other45 p. : il.pt_BR
dc.description.otherPossui referências bibliográficaspt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6611
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.subject.keywordRegulaçãopt_BR
dc.subject.keywordSistemas de ônibus urbanospt_BR
dc.subject.keywordTransporte públicopt_BR
dc.subject.vcipeaTransporte Urbanopt_BR
dc.subject.vcipeaTransporte Públicopt_BR
dc.subject.vcipeaRegulamentaçõespt_BR
dc.titleTransformações e tendências recentes na regulação dos serviços de ônibus urbano no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2187 : Transformações e tendências recentes na regulação dos serviços de ônibus urbano no Brasilpt_BR
dc.typeWorking paperpt_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationTransportespt_BR

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