Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10189
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bmt_69_ExtUniv.pdf533.54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Extensão universitária, economia solidária e geração de oportunidades no contexto da Covid-19 : uma visão a partir de três experiências concretas no território brasileiro
Authors: Silva, Sandro Pereira
Vailant, Clovis
Sampaio Neto, Oscar Zala
Cunha, Bruna Nunes da
Tricaud, Solène
Pereira, Frederico Campos
Azevedo, Lucyana Xavier
Macêdo Neto, Manoel Pereira de
Costa, Lício Romero
Silva, Adriana Rodrigues da
Morais, Leandro Pereira
Fonseca, Sérgio Azevedo
Chiarello, Caio Luís
Abstract: A humanidade vem enfrentando, nos últimos meses, uma das maiores crises da história, provocada pela pandemia da Covid-19. Muito mais do que uma ameaça à saúde individual das pessoas, ela tem desafiado a capacidade dos países de apresentarem respostas efetivas e rápidas em defesa da vida em sociedade e da garantia de direitos fundamentais à toda a população. Nesse contexto, as instituições de ensino superior podem contribuir, em diversas frentes, no enfrentamento de tais desafios. Além da capacidade de pesquisa para a geração de produtos que auxiliem diretamente no combate e no controle da proliferação viral, a atividade extensionista de apoio à geração de trabalho e renda e o atendimento a demandas emergências nos territórios em que as instituições se encontram inseridas surge, então, como uma importante possibilidade de ação. Neste texto, foram apresentadas três experiências que abordam distintas possibilidades concretas de atuação nessa perspectiva, com a mobilização de grupos produtivos associativos para o atendimento de demandas que surgem da própria dinâmica de combate à epidemia, como a necessidade massiva de máscaras e a comercialização domiciliar de alimentos em razão da medida protetiva de isolamento social. Tais atividades também são conectadas com o atendimento de outras necessidades emergenciais dessas populações, além de servirem como catalisadoras de parcerias com os poderes públicos locais e organizações privadas em geral.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10182
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Mercado de trabalho: conjuntura e análise - Artigos
Appears in Collections:Educação: Artigos
Emprego. Trabalho: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.