Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10563
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2646.pdf2.9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2646_sumex.pdf563.58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Desigualdade, desequilíbrio e ajuste em sistema de previdência por repartição
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2646 : Desigualdade, desequilíbrio e ajuste em sistema de previdência por repartição
Authors: Moreira, Ajax Reynaldo Bello
Ferreira, Sergio Guimarães
Foguel, Miguel Nathan
Abstract: O SPR recebe contribuições das gerações ativas para financiar o dos inativos, fazendo com que o seu dependa da proporção de inativos na população, proporção que irá dobrar no Brasil nos próximos 30 anos, tornando inevitável a modificação das regras para mitigar o desequilíbrio financeiro. Num sistema por repartição, o é obtido aumentando a contribuição ou reduzindo o dos agentes, e estas alterações modificam as regras de repartição, impactando de forma diferentes os agentes nascidos no mesmo coorte e em coortes diferentes. Neste exercício, vamos avaliar o SPR em vigor no Brasil em 2019/2020, onde agentes são heterogêneos, estão inseridos em um mercado de trabalho onde existe emprego informal e os agentes nem sempre contribuem para a , e existem regras que garantem um valor mínimo para o , e renda mínima para o idoso pobre. O modelo utiliza cenários para a evolução futura da produtividade, da probabilidade de contribuir, da escolaridade e da demografia, para projetar o efeito de diferentes regras do SPR sobre os resultados financeiros de cada tipo de agente ao longo das gerações, e projetar o desequilíbrio financeiro do SPR em cada ano. Para evitar a necessidade de reformas paramétricas que são em geral politicamente custosas e demoradas, consideramos mecanismos de ajuste das contribuições e benefícios que garantem o que regulam, entre ativos e inativos e entre os tipos de agentes o ônus de anular o desequilíbrio.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Previdência. Previdência Social: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.