Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10834
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Licio, Elaine Cristina | - |
dc.contributor.author | Palotti, Pedro Lucas de Moura | - |
dc.contributor.author | Meneses, Aérica de Figueiredo Pereira | - |
dc.contributor.author | Pontes, Pedro Arthur de Miranda Marques | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-24T14:55:39Z | - |
dc.date.available | 2021-09-24T14:55:39Z | - |
dc.date.issued | 2021-09 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10834 | - |
dc.description.abstract | Com um recorte temporal que abrange o período posterior à promulgação da Constituição Federal de 1988 (CF/1988), este texto descreve, analisa e compara as principais atribuições reservadas aos governos estaduais no campo das políticas de educação, saúde e assistência social. Além disso, aborda a forma com que os estados têm de fato atuado nas três políticas ao longo desse período. Os estados mantiveram papéis relevantes na provisão de serviços, incumbiram-se do cofinanciamento e foram chamados a responder pelo apoio técnico, com o objetivo de que os municípios pudessem estruturar uma oferta própria nos serviços básicos, embora com significativa variação na maneira como os têm de fato assumido. Por razões diversas, decorrentes inclusive de legados de implementação e de prioridades políticas de cada ente, observou-se que essa variação é maior em aspectos cuja regulação é menos efetiva, como na assistência social, na qual não há mínimos constitucionais de aplicação orçamentária, o que a torna mais dependente das prioridades políticas de cada governo eleito. Em todo caso, avaliamos que as regras atuais não impedem que os estados façam a diferença nos resultados da política, o que, todavia, não quer dizer que estejam conseguindo induzi-los a efetivar as responsabilidades que lhe foram reservadas, de modo que o compromisso e o empenho desses agentes permanecem como desafio a ser efetivado pelos respectivos arranjos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | O Que fazem – ou deveriam fazer – os governos estaduais na gestão das políticas sociais | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para discussão (TD) 2695 : O Que fazem – ou deveriam fazer – os governos estaduais na gestão das políticas sociais | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 87 p. : il | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Administração Pública::Administração Pública | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Níveis de Governo::Governo Estadual | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Política Social::Política Social::Política Social | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Federalismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Governos estaduais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Coordenação federativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relações intergovernamentais | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para discussão ; 2695 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas ; | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Padrão Ipea | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | With a time frame that covers the period after the Federal Constitution of 1988 promulgation, this text describes, analyzes and compares the main attributions reserved to the state governments in the field of education, health and social assistance policies. In addition, it addresses the way in which states have in fact acted on the three policies over this period. The states maintained relevant roles in the provision of services, took charge of co-financing and were asked to respond for technical support so that the municipalities could structure their own offer in basic services, although with significant variation in the way they have actually assumed them. For various reasons, even arising from legacy implementation and political priorities of each entity, it was observed that this variation is greater in aspects whose regulation is less effective, such as in social assistance – in which there are no constitutional minimums of budgetary application – which makes it more dependent on the political priorities of each elected government. In any case, we believe that the current rules do not prevent states from making a difference in the results of the policy, which, however, does not mean that they are managing to induce them to carry out the responsibilities that have been reserved for them, so that the commitment of these agents remains a challenge to be carried out by the respective arrangements. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Administração Pública. Governo. Estado | pt_BR |
ipea.classification | Desenvolvimento Social | pt_BR |
Appears in Collections: | Administração Pública. Governo. Estado: Livros Desenvolvimento Social: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
td_2695.pdf | 1.78 MB | Adobe PDF | View/Open | |
td_2695_sumex.pdf | 123.19 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.