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dc.contributor.authorCosta, Joana Simões-
dc.contributor.authorPoloponsky, Katcha-
dc.contributor.authorSilva, Enid Rocha Andrade da-
dc.contributor.authorRusso, Felipe Mendonça-
dc.contributor.authorSilva, Claudia-
dc.coverage.spatialRecife, PEpt_BR
dc.date.accessioned2021-12-21T17:58:35Z-
dc.date.available2021-12-21T17:58:35Z-
dc.date.issued2021-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10956-
dc.description.abstractA partir de pesquisas quantitativa e qualitativa conduzidas em Recife em 2018 entre jovens de 15 a 24 anos, este Texto para Discussão analisa e compara trajetórias nas transições do estudo ao trabalho, ponderando aspirações e expectativas quanto ao estudo e vida profissional, tendo em vista evidenciar possíveis diferenças para jovens que vivenciaram gravidez na adolescência. Segundo os resultados da pesquisa, jovens que tiveram filhos entre 15 e 19 anos de idade apresentaram maiores interrupções na vida escolar, têm maior chance de não estarem trabalhando nem estudando, e são mais pessimistas em sua expectativa de concluir tanto a etapa de ensino frequentada ou o ensino superior. A pesquisa qualitativa corrobora e aprofunda esses resultados, apontando que a baixa escolaridade, a falta de experiência profissional e a necessidade de cuidar de seus filhos formam barreiras na procura do emprego. Essas jovens relatam também sentir o abandono de políticas públicas que pudessem ajudá-las em seus objetivos. Nesse sentido, o texto finaliza discutindo políticas públicas, tais como programas de transferência de renda, ações de garantia de acesso a creches públicas, como as salas de acolhimento do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), e campanhas de educação sexual e planejamento familiar.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleGravidez na adolescência : conciliação de vida familiar, estudo e trabalho dos jovens em Recifept_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2717 : Gravidez na adolescência : conciliação de vida familiar, estudo e trabalho dos jovens em Recifept_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical35 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Demografia. População::Fertilidade. Planejamento Familiar::Fertilidade::Gravidezpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Demografia. População::Composição da População::Distribuição Etária::Adolescentespt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Acesso à Educaçãopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordGravidez na adolescênciapt_BR
dc.subject.keywordTrajetórias educacionaispt_BR
dc.subject.keywordMercado de trabalhopt_BR
dc.subject.keywordExpectativaspt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2717pt_BR
ipea.description.additionalinformationpossui referências bibliográficas;pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractBased on quantitative and qualitative research conducted in Recife in 2018 among young people aged 15 to 24 years, this study analyzes and compares labor and schooling trajectories as well as expectations regarding qualification and professional life in order to highlight possible differences for young people who experienced teenage pregnancy. Young people who have children between 15 and 19 years of age have more interruptions in school life, are more likely not to be working or studying, and are more pessimistic in their expectation of completing their desired schooling level. Qualitative research corroborates and deepens these results. Low schooling level, lack of professional experience, and the need to take care of their children were identified as barriers in finding a job. These young people also report feeling the abandonment of public policies that could help them to achieve their goals. The text ends by discussing public policies such as income transfer programs, actions to guarantee access to public day care centers, such as the reception rooms of the Projovem program, and sexual education and family planning campaigns.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDemografia. Populaçãopt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Demografia. População: Livros
Educação: Livros

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