Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11047
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorValadares, Alexandre Arbex-
dc.contributor.authorAlves, Fábio-
dc.contributor.authorBastian, Lillian-
dc.contributor.authorSilva, Sandro Pereira-
dc.coverage.spatialBonfinópolis de Minaspt_BR
dc.coverage.spatialBrasilândia de Minaspt_BR
dc.coverage.spatialOurémpt_BR
dc.coverage.spatialSanta Izabel do Parápt_BR
dc.date.accessioned2022-02-15T16:43:49Z-
dc.date.available2022-02-15T16:43:49Z-
dc.date.issued2022-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11047-
dc.description.abstractPolíticas públicas de abrangência nacional no contexto do federalismo brasileiro guardam em si uma diversidade de desafios para sua implementação, dada a complexidade de contextos em que se defrontam e a magnitude territorial de sua abrangência. O tema da alimentação escolar, estruturado em torno do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), presente em todos os municípios, defronta-se amplamente com esses desafios. Este estudo se propôs a levantar diferentes respostas administrativas, políticas e institucionais adotadas, no âmbito da aplicação local dos recursos federais transferidos pelo PNAE, para promover a compra de alimentos advindos da agricultura familiar, por efeito do art. 14 da Lei nº 11.947/2009. Para tanto, foram escolhidos quatro municípios – Bonfinópolis de Minas e Brasilândia de Minas, no estado de Minas Gerais; e Ourém e Santa Izabel do Pará, no Pará – que embora possuam características geográficas similares, registram desempenhos discrepantes no atendimento dessa nova regra. Os casos analisados expressam um conjunto de métodos orientados à compreensão das dinâmicas que cercam o Estado em ação, demonstrando aspectos concretos sobre os desafios e os potenciais associados à inserção desse público em mercados institucionais, ao mesmo tempo que enfatizam fatores possíveis para a potencialização desse instrumento no território brasileiro.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleDa Regra aos fatos : condicionantes da aquisição de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar em municípios brasileirospt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2728 : Da Regra aos fatos : condicionantes da aquisição de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar em municípios brasileirospt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical51 p. : ilpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Estado::Programas Governamentaispt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Biologia. Alimento. Bioquímica::Alimento. Nutrição::Alimento::Política Alimentíciapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Agricultura::Empresas Agrícolas::Fazendas::Empresas Agrícolas Familiarespt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Demografia. População::Composição da População::Distribuição Etária::População em Idade Escolarpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordAlimentação escolarpt_BR
dc.subject.keywordAgricultura familiarpt_BR
dc.subject.keywordGestão públicapt_BR
dc.subject.keywordFederalismopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento localpt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2728pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficas.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractPublic policies of national scope in the context of Brazilian federalism contain a diversity of challenges for their implementation, given the complexity of the contexts in which they face and the territorial magnitude of their scope. The theme of school feeding, structured around the National School Feeding Program (PNAE), present in all municipalities, is largely faced with these challenges. This study proposed to raise different administrative, political and institutional responses adopted, within the scope of the local application of federal resources transferred by the PNAE, to promote the purchase of food from family farming, pursuant to article 14 of Law No. 11,947/2009. For this purpose, four municipalities were chosen – Bonfinópolis de Minas and Brasilândia de Minas, in the state of Minas Gerais, and Ourém and Santa Izabel do Pará, in Pará – which, despite having similar geographic characteristics, record different performances in complying with this new rule. The cases analyzed express a set of methods aimed at understanding the dynamics surrounding the State in action, demonstrating concrete aspects of the challenges and potentials associated with the insertion of this public in institutional markets, while emphasizing possible factors for the potentialization of this instrument in Brazilian territory.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAlimentação e Nutriçãopt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Alimentação e Nutrição: Livros
Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2728.pdf1.08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2728_sumex.pdf124.27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.