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dc.contributor.authorVenturini, Anna Carolina-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2022-03-04T19:42:47Z-
dc.date.available2022-03-04T19:42:47Z-
dc.date.issued2021-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11073-
dc.description.abstractBusca expandir o foco comparativo das análises, incluindo a experiência de instituições estaduais entre as universidades públicas que estabeleceram cotas para negros(as) em concursos para seleção de docentes. Sob esse enfoque, a autora apresenta um balanço do panorama geral, identificando outros critérios observados para a ação afirmativa, além da reserva de vagas, como a pontuação diferenciada para cotistas negros(as), e informando que 83,3% das universidades que adotam as ações afirmativas para pessoas negras estabelecem a verificação da declaração racial por meio das comissões de heteroidentificação, o que envolve vários e importantes desafios, que vão da formação dos integrantes à garantia de legitimidade às decisões.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleAções afirmativas em concursos para docentes de universidades públicas e a adoção de comissões de heteroidentificaçãopt_BR
dc.typeBoletim de Análise Político-Institucional - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 129-135 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Trabalho::Serviços de Emprego. Qualificação Profissional. Gestão de Pessoas::Seleção de Pessoas::Seleção de Pessoalpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Quadro Institucional::Diretos Humanos::Igualdade::Igualdade de Oportunidadespt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordConcurso para docentespt_BR
dc.subject.keywordUniversidades públicaspt_BR
dc.subject.keywordCotas para negrospt_BR
dc.subject.keywordReservas de vagaspt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11039pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em Boletim de Análise Político-Institucional (BAPI), n. 31, dez. 2021.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Socialpt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Artigos

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