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https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11073
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Venturini, Anna Carolina | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-04T19:42:47Z | - |
dc.date.available | 2022-03-04T19:42:47Z | - |
dc.date.issued | 2021-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11073 | - |
dc.description.abstract | Busca expandir o foco comparativo das análises, incluindo a experiência de instituições estaduais entre as universidades públicas que estabeleceram cotas para negros(as) em concursos para seleção de docentes. Sob esse enfoque, a autora apresenta um balanço do panorama geral, identificando outros critérios observados para a ação afirmativa, além da reserva de vagas, como a pontuação diferenciada para cotistas negros(as), e informando que 83,3% das universidades que adotam as ações afirmativas para pessoas negras estabelecem a verificação da declaração racial por meio das comissões de heteroidentificação, o que envolve vários e importantes desafios, que vão da formação dos integrantes à garantia de legitimidade às decisões. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Ações afirmativas em concursos para docentes de universidades públicas e a adoção de comissões de heteroidentificação | pt_BR |
dc.type | Boletim de Análise Político-Institucional - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 129-135 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Trabalho::Serviços de Emprego. Qualificação Profissional. Gestão de Pessoas::Seleção de Pessoas::Seleção de Pessoal | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Quadro Institucional::Diretos Humanos::Igualdade::Igualdade de Oportunidades | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Concurso para docentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidades públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cotas para negros | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reservas de vagas | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11039 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em Boletim de Análise Político-Institucional (BAPI), n. 31, dez. 2021. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Administração Pública. Governo. Estado | pt_BR |
ipea.classification | Desenvolvimento Social | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Administração Pública. Governo. Estado: Artigos |
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bapi_31_acoes_afirmativas.pdf | 213.4 kB | Adobe PDF | View/Open |
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