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https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11237
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.coverage.spatial | Fortaleza, CE | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-08T15:12:14Z | - |
dc.date.available | 2022-07-08T15:12:14Z | - |
dc.date.issued | 2022-06 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11237 | - |
dc.description.abstract | Os sistemas de transporte público vêm perdendo demanda nos últimos vinte anos na esteira do crescimento do transporte individual motorizado e do aumento real dos preços das tarifas dos sistemas públicos. O problema disso é que os sistemas de mobilidade urbana se tornam cada vez menos sustentáveis em função do aumento das externalidades negativas do transporte, como acidentes com vítimas, poluição e congestionamentos urbanos. À luz das propostas de alteração desse modelo de financiamento com vistas à adoção de políticas de redução do preço das tarifas do transporte público, o texto traz evidências empíricas do benefício econômico, social e operacional dessas políticas pela avaliação do caso da cidade de Fortaleza-CE, que congelou o preço de suas tarifas de transporte durante cinco anos. Utilizando métodos econométricos de avaliação de políticas (controle sintético e diferenças em diferenças), pôde-se verificar que, com o congelamento de preços, houve redução do desemprego nas camadas de renda mais baixas e maior uso do transporte público em detrimento do transporte individual, o que tornou o sistema de mobilidade mais sustentável. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Avaliação de políticas de redução tarifária dos sistemas de transporte público coletivo no Brasil : evidências empíricas | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 2770 : Avaliação de políticas de redução tarifária dos sistemas de transporte público coletivo no Brasil : evidências empíricas | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 44 p. : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Público | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte::Bens. Passageiros::Mercadorias e Passageiros::Tarifa de Passageiros | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tarifa do transporte público urbano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Financiamento dos sistemas de ônibus urbanos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Economia do transporte público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Subsídio ao transporte público | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 2770 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui apêndice | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | Public transport systems have been losing demand over the last twenty years because mainly growth of individual motorized transport and the real increase in public transport fare prices. The problem is that urban mobility systems are becoming less sustainable. Transport externalities such as accidents with victims, pollution and urban congestion increase in that context. In light of the proposals to change this financing model with a view to adopting policies to reduce the price of public transport fares, the article provides empirical evidence of the economic, social and operational benefit of these policies by evaluating the case of Fortaleza-CE. This Brazilian city froze the price of their transportation charges for five years and has good results in some welfare variables. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Transportes | pt_BR |
Appears in Collections: | Transportes: Livros |
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File | Description | Size | Format | |
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