Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11665
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSobreira, Diogo Brito-
dc.contributor.authorMorais, Gabriel Alves de Sampaio-
dc.contributor.authorBraga, Cícero Silveira-
dc.contributor.authorCosta, Lorena Vieira-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2023-01-09T17:36:45Z-
dc.date.available2023-01-09T17:36:45Z-
dc.date.issued2022-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11665-
dc.description.abstractO capital humano é considerado um dos principais fatores para o desenvolvimento humano e econômico. Neste sentido, diversos países buscam, por meio de uma série de indicadores, averiguar continuamente a realidade educacional de seus habitantes. No Brasil, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal -Educação (IDHM-Educação) e o Índice Firjan de Desenvolvimento MunicipalEducação (IFDM-Educação) são dois dos principais indicadores utilizados para este propósito. Este estudo tem como objetivo propor um novo índice capaz de explicar o desenvolvimento humano em educação para os municípios brasileiros, por meio da técnica de análise fatorial e incluindo importantes dimensões educacionais, as quais não são consideradas nos índices supracitados. Os resultados permitiram realizar análises mais acuradas das especificidades da rede de ensino dos municípios. O desenvolvimento humano em educação dos municípios do Brasil, medido pelo índice aqui proposto, apresenta resultados estatisticamente menores em comparação ao IDHM e IFDM e, portanto, conclui-se que esses dois indicadores podem não estar refletindo toda a realidade e complexidade do sistema educacional brasileiro ao desconsiderar importantes indicadores.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleRevisando o desenvolvimento em educação dos municípios brasileiros : uma nova proposta de mensuraçãopt_BR
dc.title.alternativeReviewing education development in Brazil : a new measurement proposalpt_BR
dc.title.alternativeRevisión del desarrollo en educación de los municipios brasileños : una nueva propuesta de mediciónpt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 169-203 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacionalpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Sociedade e Indivíduo::Desenvolvimento Humanopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidaspt_BR
dc.subject.keywordIDHMpt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordAnálise fatorialpt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11558pt_BR
ipea.description.objectivePropor um novo índice capaz de explicar o desenvolvimento humano em educação para os municípios brasileiros, por meio da técnica de análise fatorial e incluindo importantes dimensões educacionais, as quais não são consideradas nos índices supracitados.pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 62, abr./ jun. 2022.pt_BR
ipea.description.additionalinformationResumos em português, inglês e espanhol.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficas.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractHuman capital is considered one of the main factors for human and economic development. In this sense, several countries seek, through a series of indicators, to continuously investigate the educational reality of their inhabitants. In Brazil, for example, the Municipal Human Development Index-Education (IDHM-Education) and the Municipal Development Firjan Index-Education (IFDMEducational) are two of the main indicators used for this purpose. The present study aims to propose a new index to explain human development in education for the Brazilian municipalities through the technique of factor analysis, including important educational dimensions that are not considered in the aforementioned indexes. The results allowed to accurately analyze specificities of municipateaching system. Our index presents results relatively lower results compared to IDHM and IFDM. Therefore, we conclude that these indicators may not properly reflect the reality and complexity of Brazilian educational system, when ignore important indicators.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Regionalpt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Socialpt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Artigos
Desenvolvimento Social: Artigos
Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos
Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n62_Artigo6_revisando_o_desenvolvimento_em_educacao.pdf1.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.