Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1176
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1728.pdf2.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Desenvolvimento tecnológico por origem de capital: a experiência brasileira recente
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1728: Desenvolvimento tecnológico por origem de capital: a experiência brasileira recente
Technological development by capital origin: the recent Brazilian experience
Authors: Zucoloto, Graziela Ferrero
Cassiolato, José Eduardo
Abstract: Este trabalho tem por objetivo discutir o processo de internacionalização tecnológica e seus impactos na indústria brasileira, com enfoque nas atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), comparando a performance de empresas nacionais e filiais de empresas multinacionais. Inicialmente serão apresentados os principais conceitos e a evolução do debate teórico, incluindo as razões que estimulam e limitam as empresas a internacionalizarem suas atividades tecnológicas. Esta análise será complementada pelo perfil estatístico das empresas multinacionais norte-americanas, verificando a participação do Brasil na atração de tais investimentos. Mais detalhadamente, serão comparadas as atividades tecnológicas de empresas nacionais e filiais de multinacionais atuantes no Brasil, com ênfase nas atividades de P&D. Testes estatísticos procuram, por fim, identificar a importância da origem de capital na realização de P&D no Brasil.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.