Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11817
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRosa, Thiago Mendes-
dc.contributor.authorCruz, Bruno de Oliveira-
dc.contributor.authorAraújo, Luiz Rubens Câmara de-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2007-2018pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-07T12:34:06Z-
dc.date.available2023-03-07T12:34:06Z-
dc.date.issued2023-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11817-
dc.description.abstractNeste trabalho, estima-se o retorno da educação técnica no Brasil entre 2007 e 2018. Construímos um painel de trabalhadores por meio da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e, como estratégia de identificação, utiliza-se a descrição das ocupações definidas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) do Ministério da Educação. Este catálogo define as ocupações relacionadas aos diversos cursos técnicos no Brasil. Os resultados mostram um prêmio salarial positivo e significante entre 21,3% e 24,9% para os trabalhadores nas ocupações técnicas, controlando por variáveis observáveis disponíveis na Rais (como escolaridade, idade, tamanho da empresa e tempo de duração do vínculo). Mesmo quando restringimos a amostra para jovens de 18 anos, o prêmio salarial se mantém positivo e significativo, ainda que em valores menores (5,8% a 7,8%). Realiza-se também uma análise de consistência com duas coletas da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) (2007 e 2014), nas quais há um questionário suplementar para o ensino técnico. Novamente, o prêmio salarial se mantém em valores positivos e significantes, exceto em 2014 para os jovens de 18 anos. Uma possível explicação para esse resultado é o mercado de trabalho mais restrito devido ao início da recessão econômica. Com base nos prêmios salariais encontrados, foi realizada uma análise de custo-benefício, sugerindo a viabilidade do ensino técnico, do ponto de vista exclusivamente privado, se a mensalidade for de até R$ 8.595,10 (a uma taxa de desconto de 6,0%).pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleRetorno da educação técnica no Brasil : um estudo em painel e cross-section entre 2007 e 2018pt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2859 : Retorno da educação técnica no Brasil : um estudo em painel e cross-section entre 2007 e 2018-
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical55 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Educação Profissional::Ensino Técnicopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Educação - Geral::Educaçãopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Ciência. Pesquisa. Metodologia::Coleta de Dados::Coleta de Dados::Pesquisaspt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordEnsino técnicopt_BR
dc.subject.keywordRaispt_BR
dc.subject.keywordPNADpt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2859pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndicept_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractWe estimate the return to technical education in Brazil between 2007 and 2018. A rich administrative record of formal labor market (Relação Anual de Informações Sociais – Rais) allows us to construct a panel of all formal workers in 2007, following them until 2018. Identification of workers was based on National Catalog of Technical Occupations (Catálogo Nacional de Cursos Técnicos – CNCT), which defines the skills that will be acquired by pupils and occupations those skills are required. Results suggest a positive and significant wage premium – between 21,3% and 24,9% in favor of workers in technical occupation/with technical education, controlling for other available observable variables (such as schooling, age, firm size, economic sector and job spell). Even restricting our sample to young workers (18 years-old) having high school diploma in the beginning of period – profile required for a technical occupation – the positive and significant wage premium remains, but in a lower magnitude (between 5,8% and 7,8%). As a consistency analysis, we use the two waves (2007 and 2014) of National Household Survey (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD), about technical education, to further investigate. We find positive impact for the 2007 and 2014 PNAD data. In 2014, however, youngster at 18 year-old the wage premium is found to be insignificant. The recession in 2014 and the tight labor may explain this lack of significancy in the wage premium for this regression. In a cost-benefit analysis, taking into consideration the returns found, technical education seems to be cost-effective if it costs up to R$ 8.595,10 monthly (at a 6,0% annual interest rate).pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2859_Web.pdf4.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2859_Sumex.pdf127.8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.