Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12390
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TD_2945_web.pdf | 1.28 MB | Adobe PDF | View/Open | |
TD_2945_Sumex.pdf | 160.66 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Publicacao_Preliminar_TD_O_novo_ensino_medio.pdf | 599.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | O Novo ensino médio nos estados do Ceará, Goiás e Paraná : experiências e desafios |
Other Titles: | Texto para Discussão (TD) 2945 : O Novo ensino médio nos estados do Ceará, Goiás e Paraná : experiências e desafios |
Authors: | Rolon, Carolina Esther Kotovicz |
Abstract: | O Novo Ensino Médio foi um assunto que voltou à agenda pública com intensidade no início de 2023. O debate em torno das mudanças promovidas nesse nível de ensino com a reforma iniciada em 2016 reascendeu com a mudança de governo em 2023. As vozes contra a reforma do ensino médio ganharam força e visibilidade com a ascensão de um governo de esquerda, e a pressão para revogar as mudanças introduzidas por lei em 2017 passou a ser grande. A implantação do novo modelo de ensino médio, ainda em curso, é um processo complexo, que demandou das redes estaduais, responsáveis pela oferta desse nível de ensino, esforços significativos. O presente estudo se interessou em investigar o trabalho realizado pelas redes estaduais de traduzir as diretrizes nacionais para suas realidades locais, adaptando-as a estrutura, buscando soluções e parcerias para levar as mudanças exigidas pelos textos legais à sala de aula. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo com gestores responsáveis pelo ensino médio nas secretarias de educação de três unidades da federação, a saber, Ceará, Goiás e Paraná, e, além disso, com diretores, professores e alunos de ao menos duas escolas estaduais de ensino médio em cada unidade da federação selecionada. |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Texto para Discussão (TD) |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.