Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1282
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de | - |
dc.contributor.author | Pereira, Rafael Henrique Moraes | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 1995-2008 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-06-27T14:36:00Z | - |
dc.date.available | 2013-06-27T14:36:00Z | - |
dc.date.issued | 2011-03 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1282 | - |
dc.description.abstract | Este estudo analisa as variações nas tarifas de ônibus urbanos e na renda das famílias entre 1995 e 2008, avaliando seus efeitos sobre a demanda de passageiros pagantes nas nove maiores cidades brasileiras. Observou-se que o aumento dos preços de alguns dos principais itens que compõem a estrutura de custos do setor contribuiu para um aumento das tarifas em cerca de 60% acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Ao longo desse período, o aumento no preço das tarifas foi absorvido com diferentes intensidades pela demanda de passageiros pagantes, podendo-se destacar dois períodos: o primeiro, quando houve aumento das tarifas acompanhado por uma depreciação da renda das famílias, entre 1995 e 2003, culminando com a queda de mais de 30% da demanda de transporte público urbano (TPU); e o segundo, ocorrido desde meados de 2003, quando o aumento dos custos permaneceu, mas houve certo amortecimento dos seus efeitos sobre a demanda devido ao crescimento da renda da população. Isso refletiu na estabilização da demanda do TPU e, mais recentemente, na inversão da tendência de queda observada anteriormente. O estudo busca reacender o debate sobre políticas de melhoria e redução dos custos do transporte público de forma a aproveitar o atual contexto econômico do país em que se faz possível aproveitar as condições gerais da economia para dar uma trajetória mais sustentada à recuperação do transporte público. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Efeitos da variação da tarifa e da renda da população sobre a demanda de transporte público coletivo urbano no Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 1595: Efeitos da variação da tarifa e da renda da população sobre a demanda de transporte público coletivo urbano no Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | The Effects of Income and Fare Variation on the Denand for Bus Transit Services in Brazil | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 34 p. : il. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tarifas de ônibus urbanos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tarifas de transporte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte público | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1283 | - |
ipea.description.objective | Analisar as variações nas tarifas de ônibus urbanos e na renda das famílias entre 1995 e 2008, avaliando seus efeitos sobre a demanda de passageiros pagantes nas nove maiores cidades brasileiras. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão (TD) 1595 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Referências bibliográficas: possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui versão em inglês. | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | The public policies on mass transit and other economic policies have been unable to avoid increasing mass transit costs and urban bus fares, which places a burden on a majority of the population depending on public transit. This study analyzes the variations in urban bus fares and households income and analyzes their effects on the demand of paying commuters in 9 large Brazilian cities between 1995 and 2008. The study shows that a gap between the rise of urban bus fares and the population’s income led to a decrease of more than 30% of the paying demand between 1995 and 2003. According to the price elasticity estimated in this study, demand for bus services has exhibited elastic behavior since 2001. Since then, the gradual increase observed in population income seems to buffer against persistent fare increases. The recovery of average household per capita income since then seems to support a reversal of downward trends in the number of paying passengers and increase access to public bus services. The number of paying passengers increased about 9.5% between 2003 and 2008. The evolution of the sector’s main costs complement the study, permitting an analysis of the many factors that have caused the continuous increases of bus fares in metropolitan Brazil during this period. The study concludes highlighting some public policies that could provide a better economic environment for the provision of efficient and affordable transit services. | pt_BR |
ipea.researchfields | Infraestrutura Econômica, Social e Urbana | pt_BR |
ipea.classification | Transportes | pt_BR |
Appears in Collections: | Transportes: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TD_1595.pdf | 1.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.