Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13040
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGomes, Matheus-
dc.contributor.authorHirata, Guilherme Issamu-
dc.coverage.temporal2010-2017pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-04T18:27:05Z-
dc.date.available2024-03-04T18:27:05Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.citationGOMES, Matheus; HIRATA, Guilherme. Determinantes da evasão no ensino superior : uma abordagem de riscos competitivos. Pesquisa e planejamento econômico, Brasília, v. 52, n. 03, p. 9-37, dez. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppe52n3art1pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13040-
dc.description.abstractAs altas taxas de evasão no ensino superior podem representar um custo para indivíduos e a sociedade ao gerar perda no potencial acúmulo de capital humano. Este artigo analisa os fatores associados à evasão no ensino superior brasileiro, utilizando um modelo de análise de sobrevivência com riscos competitivos. Empregam-se dados longitudinais dos ingressantes em 2010, acompanhando-os até 2017. Os resultados mostram que mulheres, brancos, ingressantes mais velhos e quem utiliza o Programa Universidade para Todos (Prouni) ou o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) possuem menor risco de evasão. Além disso, as diferenças entre categorias (gênero, racial, cursos etc.) aparecem já no primeiro ano e aumentam com o tempo.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleDeterminantes da evasão no ensino superior : uma abordagem de riscos competitivospt_BR
dc.title.alternativeContents determinants of dropout in higher education : a competitive risk approachpt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 9-37 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Meio Escolar::Evasão Escolarpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Superiorpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).pt_BR
dc.subject.keywordEvasãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordRiscos competitivospt_BR
dc.subject.keywordAnálise de sobrevivênciapt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13095pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE): v. 52, n. 03, dez. 2022.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui Apêndice.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractHigh college dropout rates can represent an individual cost as well as a cost for the society due to the potential loss in human capital accumulation. This paper analyzes the factors associated with Brazilian higher education dropout using a competing risk survival model. We use longitudinal data to analyze the 2010 student newcomers, using data from 2010 to 2017. The results show that women, whites, older students and students using Fies loan or Prouni scholarship present a lower dropout risk. Differences between categories within the same group (gender, racial, courses etc.) appear in the first year and increase over time.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v52_n3_artigo1_determinantes_da_evasao.pdf664.81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.