Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1438
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_1644.pdf1.88 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A criação do Mercosul contribuiu para aumentar a intensidade tecnológica das exportações da região?
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1644: A criação do Mercosul contribuiu para aumentar a intensidade tecnológica das exportações da região?
Authors: Nonnenberg, Marcelo José Braga
Mesentier, Allan Paes de
Abstract: O artigo indaga se a criação do Mercado Comum do Sul (Mercosul) resultou, de alguma forma, em aumento da intensidade tecnológica média das exportações dos seus países e se o eventual aumento da intensidade tecnológica contribuiu para elevar as exportações. Para isso, foi utilizado um indicador de intensidade tecnológica das exportações. Inicialmente, foi visto que a intensidade tecnológica das exportações destes países para o Mercosul cresceu bem mais do que para o resto do mundo. Verificou-se, igualmente, que a elevação da intensidade tecnológica das exportações intrarregionais de Brasil, Argentina e Uruguai está fortemente correlacionada com o aumento da concentração de produtos e que isso foi devido ao crescimento da participação dos produtos da cadeia automobilística.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Comércio Internacional: Livros
Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.