Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1553
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1381.pdf383.37 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Metodologias para estabelecer a linha de pobreza: objetivas, subjetivas, relativas e multidimensionais
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1381: Metodologias para estabelecer a linha de pobreza: objetivas, subjetivas, relativas e multidimensionais
Methodologies to establish the poverty line: objective, subjective, relative and multidimensional
Authors: Soares, Sergei Suarez Dillon
Abstract: O objetivo deste texto é comparar várias abordagens para definir uma linha de pobreza. Apesar de o Método Calórico Indireto (ou Cost of Basic Needs) ser o mais usado no Brasil para o cálculo de linhas de pobreza, não é o único e há várias abordagens utilizadas em outros países e em outros tempos. O presente estudo resume, além da abordagem calórica indireta, a calórica direta e discute as abordagens multidimensionais, pouco comuns no Brasil, embora bastante usadas no restante da América Latina. Também analisa as linhas oficiais de pobreza, tais como meio salário mínimo ou um dólar por dia em termos de paridade de poder de compra (PPC). Finalmente, o texto trata de linhas relativas e subjetivas de pobreza, mais usadas nos países europeus da OCDE que em outros lugares. A principal conclusão é que, apesar de algumas abordagens serem melhores que outras, isso depende do contexto e não há método perfeito e isento de críticas para determinar quem é e quem não é pobre.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Ciência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatística: Livros
Desenvolvimento Social: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.