Publicação: Fontes exógenas de aceleração inflacionária no Brasil entre 1980 e 1985
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
1980-1985
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 216: Fontes exógenas de aceleração inflacionária no Brasil entre 1980 e 1985, Exogenous sources of inflation acceleration in Brazil between 1980 and 1985
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
O artigo procura caracterizar o processo de aceleração inflacionária ocorrido no Brasil antes da implantação dos programas de estabilização econômica iniciados com o Plano Cruzado. Em trabalho anterior para a Argentina, Israel e o Brasil, Montiel (1989) concluiu que a inflação no Brasil, neste período, pode ser descrita como “an ongoing process” sem grandes surpresas inflacionárias. Neste estudo, com base em uma especificação diferente, questiona-se este resultado de Montiel. Conclui-se que choques na taxa de câmbio e na própria taxa de inflação são fatores importantes para explicar certos episódios de surpresa inflacionária ocorridos entre 1980 e 1985. Não se obteve qualquer evidência de que alterações erráticas da oferta de moeda sejam responsáveis pela aceleração inflacionária ocorrida no período. Em uma das especificações do modelo dos autores, os choques (negativos) na demanda de moeda aparecem com uma contribuição importante para a aceleração inflacionária de 1983. O artigo faz uma decomposição histórica da taxa de inflação, usando o procedimento convencionalmente utilizado em modelos de Auto-Regressão Vetorial (VAR) e uma variante desta técnica (VAR estrutural) que permite a estimação e o emprego de modelos explicitamente estruturais na ortogonalização das inovações das variáveis. Mais particularmente, utiliza-se o modelo VAR estrutural para identificar as equações estruturais da demanda e da oferta de moeda. A metodologia adotada foi desenvolvida e empregada por Blanchard e Watson (1984), Sims (1986) e Bernanke (1986). Estima-se uma VAR utilizando-se dados trimestrais de 1972 a 1985. As variáveis do modelo são: IGP-DI; M1; índice do salário nominal médio na indústria; nível da produção industrial; taxa de juros nominal; estoque nominal dos títulos federais em poder público; taxa de câmbio oficial; e prêmio do dólar no mercado paralelo.
