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Reconstruindo o estado : gestão do setor público e reforma da educação

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Resumo

O presente artigo analisa as principais propostas e iniciativas de Reforma do setor da Educação no Brasil, desde o início da década de 80 até meados dos anos 90, destacando o papel central que a temática da gestão assume na agenda de Reforma do Setor. Busca-se situar o debate educacional em relação a propostas e teses mais amplas, referentes à Reforma do Estado. O artigo identifica dois momentos distintos no período considerado, no que diz respeito ao papel atribuído à educação e às prioridades da agenda. Inicialmente, a educação é privilegiada como condição para o exercício da cidadania. Em um segundo momento, à formação cidadã se agrega a ênfase na qualificação para o trabalho. Com relação às prioridades da agenda, nos anos 80, o foco recai sobre a democratização da gestão e dos processos decisórios. A partir do final dessa década e nos anos 90, além da temática da democratização, ganham força propostas de reforma educacional que se concentram na modernização da gestão dos sistemas educacionais estatais. Articular democratização e modernização surge como o principal desafio da reforma educacional, condição essencial para que o Estado possa viabilizar, ao mesmo tempo, a qualidade da educação e a equidade nessa esfera da política social.

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FARAH, Marta Ferreira Santos. Reconstruindo o estado: gestão do setor público e reforma da educação. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 11, p. 189-236, jul./dez., 1994. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16050

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