Publicação:
Pobreza nas cidades médias brasileiras

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Data

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

1970-1991

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

Este estudo investiga o impacto do crescimento populacional e econômico das cidades médias brasileiras sobre a pobreza entre 1970 e 1991, focando em núcleos urbanos com população entre 100 mil e 500 mil habitantes e incluindo suas áreas de influência. O trabalho é motivado pelo crescimento demográfico superior dessas cidades em comparação às regiões metropolitanas, o que promove uma rede urbana mais equilibrada, ainda que a concentração espacial permaneça alta. Usando a unidade territorial das Áreas Mínimas Comparáveis (AMCs) para consistência temporal, o estudo analisa a pobreza sob o critério de insuficiência de renda. São comparados o desempenho das cidades médias e das regiões metropolitanas, destacando-se fatores demográficos, estrutura produtiva, mercado de trabalho, infraestrutura, qualificação e localização espacial. Esta análise visa fornecer subsídios para políticas públicas, especialmente em um cenário potencial de reconcentração econômica.

Resumo traduzido

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

ANDRADE, Thompson Almeida; SERRA, Rodrigo Valente; SANTOS, Denis Paulo dos. Crescimento econômico nas cidades médias brasileiras. In: ANDRADE, Thompson Almeida; SERRA, Rodrigo Valente (org.). Cidades médias brasileiras. Cidades médias brasileiras. Rio de Janeiro: Ipea. 2001. p. 251-293. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16139

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

Versão final dessa publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Livros

Livro
Cidades médias brasileiras
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2001) Andrade, Thompson Almeida Andrade ; Serra, Rodrigo Valente
Este livro agrupa um conjunto de estudos voltados para o entendimento do comportamento do estrato de cidades médias brasileiras no período recente. Os assuntos econômicos tratados são os mais variados, abrangendo desde a dinâmica do crescimento dessas cidades na década de 90, passando pelas suas características demográficas, do mercado de trabalho local e de finanças públicas, e concluindo com a análise dos padrões de desigualdade e pobreza. Consiste em um esforço de análise de um tema ainda pouco explorado na literatura especializada no sistema urbano brasileiro. Alguns dos estudos constantes indicam, ao lado de uma tendência quase secular de desconcentração, o aparecimento de indícios preocupantes que apontam na direção de uma recidiva de concentração espacial associada à globalização. Em que medida essas evidências mostram sintomas típicos de uma fase de transição ou são indicadores de mudanças mais duradouras de tendência, é uma questão em aberto, apontada nas conclusões como essenciais para avaliar as potencialidades da sociedade brasileira nas próximas décadas.

Publicações

Faz parte da série

Fascículos

Eventos relacionados

Volumes

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais