Publicação:
Análise do mercado de trabalho : Mercado de Trabalho n.44 – ago. 2010

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

8 p.

Primeira página

9

Última página

16

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

2010

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

A fim de balizar os resultados sobre o desempenho do mercado de trabalho, esta análise tem início com um breve panorama do ambiente macroeconômico na primeira metade de 2010. No que se refere ao nível de atividade, os indicadores apontam para uma tendência de expansão da economia. De fato, o último resultado disponível para o produto interno bruto (PIB) referente ao primeiro trimestre de 2010 mostra um aumento de 9% frente ao mesmo período do ano de 2009. Indicadores indiretos do nível de atividade – tais como vendas no varejo e produção industrial – denotam que o nível de atividade continuou a se expandir, ainda que em patamares ligeiramente menores, no segundo trimestre. Por sua vez, os índices de preço vêm apontando taxas de crescimento maiores que as registradas para o período correspondente de 2009. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulou alta de 3,09% no primeiro semestre de 2010, resultado que ficou acima do observado para o mesmo período de 2009 (2,49%). Portanto, o quadro macroeconômico parece ser de aquecimento do mercado interno, com a possibilidade de se estar iniciando um processo de desaceleração.

Resumo traduzido

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Análise do Mercado de Trabalho. Mercado de Trabalho: Conjuntura e Análise. Brasília, v. 15, n. 44, p. 09-16, ago. 2010. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/18739

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

Versão final dessa publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Livros

Publicações

Faz parte da série

Eventos relacionados

Volumes

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais