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O Investimento público em educação pública para o alcance das metas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024

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2018

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2014 - 2024

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BR

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Resumo

Este trabalho se dedica à discussão sobre o investimento público em educação pública necessário para o alcance das metas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 e os possíveis impactos do Novo Regime Fiscal em seu cumprimento. A pesquisa se apoiou em dois estudos, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação – CNDE (2011) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea (2016), que estimaram, a partir do parâmetro do Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi), os custos para a implementação das metas preconizadas pelo PNE, chegando a conclusões distintas. A aproximação entre eles, a fim de compreender a lógica subjacente aos cálculos apresentados, permite concluir que o investimento público atual em educação pública ainda não é suficiente para o atendimento, com qualidade, das metas do PNE. Em contrapartida, supõe-se que os 10% do PIB, preconizados pela Meta 20, não são primordiais para o alcance das demais metas estabelecidas. Ao final, verifica-se que o Novo Regime Fiscal possivelmente trará impactos no que se refere à expansão do investimento público, contudo não se pode afirmar que ele tenha posto fim ao PNE 2014-2024, já que outras medidas podem ser adotadas para minimizar ou mesmo neutralizar tais impactos.

Resumo traduzido

This research focuses on the public investment in public education necessary to reach the goals set forth in the National Education Plan (PNE) 2014-2024 and the possible impacts of the New Fiscal Regime on its fulfillment. The research was based on two studies, from the National Campaign for the Right to Education – CNDE (2011) and the Institute for Applied Economic Research – Ipea (2016), which estimated, from the parameter of the Cost of Initial Quality Education per Student (CAQi), the costs for the implementation of the goals stablished in the PNE, reaching different conclusions. The approximation between them, in order to understand the logic underlying the calculations presented, allows to conclude that the current public investment in public education is still not sufficient for the quality attendance of PNE goals. On the other hand, it is assumed that the 10% of GDP, as advocated by goal 20, is not essential for the achievement of the other goals established. In the end, it will be seen that the New Fiscal Regime will possibly have an impact on the expansion of public investment, but it cannot be said that it has ended PNE 2014-2024, since other measures may be adopted to minimize or even neutralize such impacts.

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JEL

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LIMA, Bruna Mota de. O Investimento público em educação pública para o alcance das metas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024. 2018. 100 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento – área de concentração em Políticas Públicas) – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Brasília, 2018.

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Essa série reúne todas as dissertações defendidas no âmbito do Programa de Pós-graduação Profissional stricto sensu em Políticas Públicas e Desenvolvimento, do Ipea. Esse programa tem o objetivo de Capacitar servidoras/es da Administração Pública para formular, implementar e avaliar políticas públicas com base em conhecimento interdisciplinar atualizado, municiando-os com conceitos e instrumental analítico adequado para o exercício da prática profissional altamente qualificada.

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