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Os Efeitos do Programa Bolsa Família sobre a frequência escolar e a participação na PEA das mães adolescentes beneficiadas

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Resumo

Esta dissertação se propõe a avaliar o efeito do Programa Bolsa Família (PBF) sobre a frequência escolar e a participação na PEA das adolescentes, de 12 a 19 anos, que se tornaram mães nesse período. O estudo foi realizado sob a perspectiva das abordagens quantitativa e qualitativa. Na primeira, a partir dos dados do Censo de 2010, o interesse está em verificar em que medida o PBF influencia a frequência escolar e o estado no mercado de trabalho da adolescente mãe beneficiada. Para alcançar esse objetivo, a estratégia metodológica consistiu em duas etapas: primeiramente, estimou-se, a partir do modelo logit, o efeito marginal médio da maternidade sobre indicadores de educação e trabalho com dados individuais estratificados por cada mesorregiões. Logo após, foi identificada a relação entre a incidência do Bolsa Família, por mesorregião, sobre as estimativas encontradas na primeira etapa. Os resultados indicam que PBF tende a ser bem mais efetivo em aumentar a frequência escolar das meninas que não são mães, relativamente as que são. Já na segunda abordagem, o objetivo foi analisar as subjetividades associadas à maternidade na vida de jovens mães, residentes no Distrito Federal e cadastradas pelo Programa, por meio da análise de narrativas capturadas pela entrevista semiestruturada. Pelas falas, as jovens beneficiadas interrompem os estudos, mas expressam intenção em retomar a trajetória educacional e em qualificá-la, dando maior importância a essa em detrimento da inserção profissional precária no mercado de trabalho. Desse modo, o estudo levanta evidências de que a efetividade dos mecanismos de eliminação da transmissão intergeracional da pobreza presentes no PBF depende da conjugação de políticas públicas em torno das especificidades da maternidade na adolescência.

Resumo traduzido

This work aims to evaluate the effect of the Bolsa Família Program (PBF) on the school attendance and participation in the labor market of adolescents mothers, from 12 to 19 years old. The study was carried out from the perspective of quantitative and qualitative approaches. In the first one, based on data from the 2010 Population Census, the interest is to verify to what extent the PBF influences the educational choice and the labor market status of the adolescent mother and beneficiary. To achieve this goal, the methodological strategy consisted of two steps: first, was estimated the marginal effect of motherhood on education and work indicators with individual data stratified by each mesoregion. Afterwards, the relationship between the incidence of the Bolsa Família, by meso-region, was identified on the estimates found in the first stage. The results indicate that PBF tends to be much more effective in increasing the school attendance of girls who are not mothers, compared to those who are. In the second approach, the objective was to analyze the subjective factors associated with motherhood in the lives of young mothers residing in the Federal District and registered by the Program, through the analysis of narratives captured by the semistructured interview. By the speeches, the beneficiaries girls interrupt their studies, but they express an intention to resume the educational trajectory and to qualify it, greater than entering the labor market. Thus, the study raises evidence that the effectiveness of mechanisms to eliminate the intergenerational transmission of poverty, present in the PBF, depends on the conjugation of public policies around the specificities of motherhood in adolescence.

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School attendance, Labor market

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SANTOS, Felícia Mariana. Os efeitos do Programa Bolsa Família sobre a frequência escolar e a participação na PEA das mães adolescentes beneficiadas. 2018. 94 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento) – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília, DF, 2018.

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