Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2065
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, João Barbosa de-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1988; 1992; 1996; 1999pt_BR
dc.date.accessioned2013-11-06T16:40:01Z-
dc.date.available2013-11-06T16:40:01Z-
dc.date.issued2001-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2065-
dc.description.abstractEsta dissertação realiza investigação empírica sobre a validade das principais relações testáveis, derivadas em modelo teórico desenvolvido por Ferreira (2001), a respeito da interação entre desigualdades de renda e educacional, e de poder político, bem como da influência dessas formas de desigualdade sobre a renda per capita de uma economia. A análise é feita aplicando-se técnicas de estimação de dados em painel, para uma amostra de municípios brasileiros de grande porte ou pertencentes a regiões metropolitanas, chamados de auto-representativos na composição da amostra da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Foram utilizados dados das PNADs de 1988, 1992, 1996 e 1999. As principais conclusões obtidas são: a) desigualdades de renda e educacional têm correlação negativa com a renda per capita; b) maior grau de participação política está associado a maior nível de renda e a menor desigualdade de renda; e c) desigualdades de renda e educacional são positivamente correlacionadas. Além disso, observa-se que as características específicas dos municípios, captadas via efeitos fixos, são importantes na explicação das relações estudadas, e que só foi possível captar os efeitos da participação política quando se utiliza variável que reflete mais diretamente a disposição dos agentes de influir no processo de decisão política.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleRenda per capita, desigualdades de renda e educacional, e participação política no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 827: Renda per capita, desigualdades de renda e educacional, e participação política no Brasilpt_BR
dc.title.alternativePer capita income, income and educational inequalities, and political participation in Brazilpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical62 p.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordRenda per capitapt_BR
dc.subject.keywordDesigualdade educacionalpt_BR
dc.subject.keywordDesigualdade de rendapt_BR
dc.subject.keywordParticipação políticapt_BR
ipea.description.objectiveRealizar investigação empírica sobre a interação entre as desigualdades de renda e educacional e o sistema político, e o impacto desses fenômenos sobre a renda agregada, tendo como unidade de análise os municípios brasileiros.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 827pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationConteúdo: possui apêndicept_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis dissertation is an empirical investigation on the validity of main relationships, established in a theoretical model developed by Ferreira (2001), about the interaction between income, educational and political inequalities, as well as the influence of these inequalities on an economy’s per capita income. The analysis applies panel data estimation techniques on a sample of large metropolitan Brazilian municipalities, so-called self-representatives in the sample composition of the Household National Survey (PNAD). We use data for years 1988, 1992, 1996 and 1999. The main conclusions are: a) income and educational inequalities have negative correlation with per capita income; b) more political participation is associated to higher per capita income level and to less income inequality; and c) income and educational inequalities are positively correlated. In addition, we observe that specific characteristics of municipalities, captured by fixed effects, are important to explain studied relationships. We also observe that effects of political participation can only be captured if the variable used to measure it reflects more directly individual willingness of influencing political decisionmaking process.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_827.pdf253.13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.