Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2099
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_865.pdf311.24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Estimação de equações de ofertas de exportação de produtos agropecuários para o Brasil (1992/2000)
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 865: Estimação de equações de ofertas de exportação de produtos agropecuários para o Brasil (1992/2000)
Estimation of export supply functions for Brazilian agricultural products
Authors: Barros, Geraldo Sant’Ana de Camargo
Bacchi, Mirian Rumenos Piedade
Burnquist, Heloisa Lee
Abstract: Este estudo tem como objetivo principal estimar funções de oferta de exportação de produtos agropecuários para o Brasil. Para essa análise foi desenvolvido um modelo teórico, que fundamentou a especificação dos modelos econométricos ajustados para os diferentes produtos, no qual a equação de oferta de exportação é derivada das funções de oferta e demanda internas. Os modelos foram ajustados por Mínimos Quadrados Ordinários e incluíam termo de correção do erro no caso de as variáveis serem cointegradas. As elasticidades encontradas apresentaram os sinais coerentes com o modelo econômico definido. Em geral, os impactos do crescimento de nossa economia sobre as exportações do agronegócio mostraram- se expressivos, confirmando a impressão geral de que a contenção do crescimento doméstico contribui para que maiores volumes sejam exportados. A taxa de câmbio mostrou ser também importante fator determinante das exportações do agronegócio brasileiro, sendo as exportações de soja (e seus derivados) e açúcar as mais influenciadas pelo câmbio. Em relação ao preço externo, açúcar e soja são de novo os produtos mais afetados, ao lado de carne industrializada. Os preços domésticos tendem a refletir o desempenho de nossa produção em face da demanda interna, e as exportações de açúcar são as mais sensíveis ao comportamento do mercado interno.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Livros
Comércio Internacional: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.