Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2129
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCavalcante, Luiz Ricardo-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2013-11-13T13:24:15Z-
dc.date.available2013-11-13T13:24:15Z-
dc.date.issued2013-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2129-
dc.description.abstractNeste trabalho, argumenta-se que o amplo reconhecimento da associação entre inovação e desenvolvimento econômico e social e da relevância das políticas públicas de inovação formou uma espécie de “consenso difuso” dificilmente contestado no Brasil. Contudo, as políticas de inovação adotadas no país carecem de uma estrutura institucional adequada a sua implementação, caracterizando o que se denominou neste estudo de “dissenso confuso”. Argumenta-se que as dificuldades apresentadas para que as políticas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) contribuam de forma mais efetiva para que o Brasil amplie, de forma significativa, os esforços tecnológicos de seu setor produtivo estão menos na natureza intrínseca dos instrumentos de apoio à inovação e mais em seu descolamento da estrutura institucional que os operacionaliza. Demonstra-se que esta estrutura institucional: i) é pouco aderente à percepção da natureza sistêmica do processo de inovação; ii) não cria incentivos suficientes para a alocação, pelos gestores e instituições públicas, de recursos no setor produtivo; iii) incentiva a pulverização de recursos, com a consequente perda de foco e escala que pode, em vários casos, reduzir a eficácia das políticas adotadas; e iv) incentiva a reprodução de modelos e prioridades formatados em contextos distintos do brasileiro.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleConsenso difuso, dissenso confuso: paradoxos das políticas de inovação no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1867: Consenso difuso, dissenso confuso: paradoxos das políticas de inovação no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeMisty consensus and messy dissensus: paradoxes of innovation policies in Brazilpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical26 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordPolíticas de inovaçãopt_BR
dc.subject.keywordCiência, Tecnologia e Inovação (CT&I)pt_BR
dc.subject.keywordEsforços tecnológicospt_BR
ipea.description.objectiveArgumentar que o amplo reconhecimento da associação entre inovação e desenvolvimento econômico e social e da relevância das políticas públicas de inovação formou uma espécie de “consenso difuso” dificilmente contestado no Brasil.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1867pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractIn this paper it is shown that the wide acknowledgement of the association between innovation and economic and social development as well as of the relevance of innovation policies formed a kind of “misty consensus” hardly contested in Brazil. However, the innovation policies adopted in the country lack an institutional framework to support their implementation marking what is called in this paper a “messy dissensus”. It is argued that the obstacles to the science, technology and innovation (ST&I) policies to contribute more effectively to Brazil increase its technological efforts have less to do with the innovation policies themselves and more to do with their detachment from the institutional framework used to implement them. It is shown that this institutional framework i) is barely adherent to the perception of a systemic nature of the innovation process; ii) does not create incentives to the bureaucrats and public institutions to allocate resources in the industrial sector; iii) encourages the pulverization of resources and the consequent loss of focus which may reduce the efficiency of the adopted policies; and iv) encourages the adoption of models and priorities established to contexts which are different from the Brazilian reality.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationTecnologia. Inovação. Informação. Conhecimentopt_BR
Appears in Collections:Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1867.pdfArquivo principal268.06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_1867_sumario_executivo.pdfSumário executivo35.39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.