Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2282
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD 512.pdf1.69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Transformações no padrão etário da mortalidade brasileira em 1979-1994 e o seu impacto na força de trabalho
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 512: Transformações no padrão etário da mortalidade brasileira em 1979-1994 e o seu impacto na força de trabalho
Changes in the age pattern of mortality in Brazil 1979-1994 and its impact on the workforce
Authors: Camarano, Ana Amélia
Beltrão, Kaizô Iwakami
Araújo, Herton Ellery
Pinto, Marly Santos
Abstract: O trabalho avalia as mudanças no padrão etário da mortalidade brasileira por sexo, durante a década de 80, com base nos dados de óbitos das estatísticas do registro civil, publicados pelo IBGE, e mede seu efeito em termos do tempo que essa população passa nas atividades econômicas. A análise empírica aponta que os ganhos observados nos valores da esperança de vida ao nascer não foram resultado de quedas generalizadas nas taxas de mortalidade de todos os grupos de idade. Enquanto a mortalidade das crianças menores de cinco anos diminuiu substancialmente, a da população masculina de 15 a 29 anos aumentou. Isso se deve ao aumento da mortalidade por causas externas e tem como conseqüência reduzir o tempo passado na atividade econômica pela população.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Demografia. População: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.