Publicação: A reestruturação das políticas federais para o ensino fundamental: descentralização e novos mecanismos de gestão
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
1995-1998
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 745: A reestruturação das políticas federais para o ensino fundamental: descentralização e novos mecanismos de gestão, The restructuring of federal policies for elementary schools: decentralization and new management mechanisms
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
O presente texto analisa, ao longo do período 1995/98, um conjunto de ações desencadeadas pelas instâncias federais de governo, sobretudo pelo Ministério da Educação e do Desporto (MEC), voltadas para o ensino fundamental. Foi possível identificar, por meio dessa análise, duas tendências norteadoras das ações governamentais, a saber: a descentralização da execução, sobretudo pela transferência de recursos financeiros, e a equalização da oferta segundo critérios objetivos de alocação e focalização dos recursos financeiros e insumos educacionais.
Resumo traduzido
The following text analyzes, between 1995 and 1998 years, a hole of actions proceeding from the federal government instances, specially from the Ministry of the Education (MEC), directed towards the primary education. It was possible identifying, under this analysis, two trends wich directs the governmental actions: the descentralization of the execution, over all through the transfer of financial resources, and the equalization of the offer according to proper standards of alocation and focalization of financial resources and educational inputs.
