Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2305
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barros, Ricardo Paes de | - |
dc.contributor.author | Mendonça, Rosane Silva Pinto de | - |
dc.contributor.author | Soares, Marcelo Cardoso | - |
dc.contributor.other | Bastos, Luciana (Apoio Computacional) | - |
dc.contributor.other | Bahia, Monica (Apoio Computacional) | - |
dc.contributor.other | Barros, Ana Paula (Assistência) | - |
dc.coverage.spatial | Região Metropolitana de Belo Horizonte | pt_BR |
dc.coverage.spatial | Minas Gerais | pt_BR |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-12-16T17:58:45Z | - |
dc.date.available | 2013-12-16T17:58:45Z | - |
dc.date.issued | 1998-02 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2305 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é fazer uma avaliação preliminar do impacto do programa Curumim sobre o desempenho escolar. A análise limita-se à região metropolitana de Belo Horizonte. Como medida do desempenho escolar, utilizamos os resultados de testes padronizados de Português, Matemática e Ciências, aplicados a crianças no início da terceira série e no final da quinta série do primeiro grau. A metodologia consiste, basicamente, em contrastar o rendimento de crianças ou escolas atingidas pelo programa, com o rendimento das não atingidas por ele, controlando-se por eventuais diferenças na qualidade do ambiente familiar e na intensidade da exposição. A análise conduzida neste estudo utiliza informações tanto em nível de escola como de aluno sobre rendimento escolar, ambiente familiar e exposição ao programa Curumim. Dentre as fontes utilizadas, a principal é o Programa de Avaliação da Escola Pública de Minas Gerais. A análise demonstra que o resultado depende sobretudo do método de estimação utilizado, e que nem todos geram resultados igualmente confiáveis. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Uma Avaliação do impacto do programa Curumim sobre o desempenho escolar | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 542: Uma Avaliação do impacto do programa Curumim sobre o desempenho escolar | pt_BR |
dc.title.alternative | An impact assessment of programa Curumim on school performance | en |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 26 p. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa de avaliação da escola pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Curumim | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rendimento escolar | pt_BR |
ipea.description.objective | Fazer uma avaliação preliminar do impacto do programa Curumim sobre o desempenho escolar. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Referências Bibliográficas: possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série Monográfica: Texto para Discussão ; 542 | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Padrão Ipea | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This study aims to perform a preliminary assessment of the impact of the Curumim program on school performance. The analysis is restricted to the metropolitan region of Belo Horizonte. In order to measure the school performance we used the results of standardized tests in Portuguese, Mathematics and Sciences given to children at the beginning of the third grade and end of the fifth grade in primary school. The methodology consists basically of comparing the yield of children or schools included in the program with the yield of those not affected by it, the control being possible differences in the quality of the family environment and intensity of exposure. The analysis conducted in this study uses information, at both school and pupil levels, on school yield, family environment and exposure to the Curumim program. One of the principal sources used is the Minas Gerais Public School Assessment Program. The analysis demonstrates that the result depends especially on the estimation method used, which does not always produce equally reliable results. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
td_0542.pdf | 96.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.