Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2305
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBarros, Ricardo Paes de-
dc.contributor.authorMendonça, Rosane Silva Pinto de-
dc.contributor.authorSoares, Marcelo Cardoso-
dc.contributor.otherBastos, Luciana (Apoio Computacional)-
dc.contributor.otherBahia, Monica (Apoio Computacional)-
dc.contributor.otherBarros, Ana Paula (Assistência)-
dc.coverage.spatialRegião Metropolitana de Belo Horizontept_BR
dc.coverage.spatialMinas Geraispt_BR
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2013-12-16T17:58:45Z-
dc.date.available2013-12-16T17:58:45Z-
dc.date.issued1998-02-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2305-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é fazer uma avaliação preliminar do impacto do programa Curumim sobre o desempenho escolar. A análise limita-se à região metropolitana de Belo Horizonte. Como medida do desempenho escolar, utilizamos os resultados de testes padronizados de Português, Matemática e Ciências, aplicados a crianças no início da terceira série e no final da quinta série do primeiro grau. A metodologia consiste, basicamente, em contrastar o rendimento de crianças ou escolas atingidas pelo programa, com o rendimento das não atingidas por ele, controlando-se por eventuais diferenças na qualidade do ambiente familiar e na intensidade da exposição. A análise conduzida neste estudo utiliza informações tanto em nível de escola como de aluno sobre rendimento escolar, ambiente familiar e exposição ao programa Curumim. Dentre as fontes utilizadas, a principal é o Programa de Avaliação da Escola Pública de Minas Gerais. A análise demonstra que o resultado depende sobretudo do método de estimação utilizado, e que nem todos geram resultados igualmente confiáveis.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleUma Avaliação do impacto do programa Curumim sobre o desempenho escolarpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 542: Uma Avaliação do impacto do programa Curumim sobre o desempenho escolarpt_BR
dc.title.alternativeAn impact assessment of programa Curumim on school performanceen
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical26 p.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordPrograma de avaliação da escola públicapt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordPrograma Curumimpt_BR
dc.subject.keywordDesempenho escolarpt_BR
dc.subject.keywordRendimento escolarpt_BR
ipea.description.objectiveFazer uma avaliação preliminar do impacto do programa Curumim sobre o desempenho escolar.pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências Bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie Monográfica: Texto para Discussão ; 542pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Padrão Ipeapt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis study aims to perform a preliminary assessment of the impact of the Curumim program on school performance. The analysis is restricted to the metropolitan region of Belo Horizonte. In order to measure the school performance we used the results of standardized tests in Portuguese, Mathematics and Sciences given to children at the beginning of the third grade and end of the fifth grade in primary school. The methodology consists basically of comparing the yield of children or schools included in the program with the yield of those not affected by it, the control being possible differences in the quality of the family environment and intensity of exposure. The analysis conducted in this study uses information, at both school and pupil levels, on school yield, family environment and exposure to the Curumim program. One of the principal sources used is the Minas Gerais Public School Assessment Program. The analysis demonstrates that the result depends especially on the estimation method used, which does not always produce equally reliable results.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0542.pdf96.42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.