Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2315
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_730.pdf68.68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Nível de bem-estar social no Brasil metropolitano: uma comparação inter-regional
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 730: Nível de bem-estar social no Brasil metropolitano: uma comparação inter-regional
Level of social welfare in metropolitan Brazil: an inter-regional comparison
Authors: Ramos, Lauro Roberto Albrecht
Ávila, Marcelo de
Abstract: A questão da avaliação do nível de bem-estar de uma determinada sociedade é tarefa bastante complexa, haja vista que engloba a consideração de uma vasta gama de fatores, não só de natureza estritamente econômica. Não obstante, dada a relevância do tema e sua constante presença no debate a respeito dos frutos das políticas públicas, estrutura institucional e desenvolvimento econômico, essa tarefa vem sendo perseguida por intermédio de simplificações que tornem a mensuração do bem-estar social possível, a despeito do sacrifício de algumas de suas facetas. Nesses termos, o objetivo deste trabalho é, a partir de alguns critérios propostos na literatura pertinente baseados em diferentes soluções de compromisso entre “eficiência econômica” e “justiça social”, proceder à comparação do nível de bem-estar social entre as 10 regiões metropolitanas brasileiras, assim como avaliar a evolução do bem-estar em cada região no início desta década, com base nas informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE para 1992 e 1996.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.