Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2332
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_741.pdf382.59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Estimativa das famílias potenciais beneficiárias de programas de assentamentos rurais no Brasil
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 741: Estimativa das famílias potenciais beneficiárias de programas de assentamentos rurais no Brasil
Estimation of the potential beneficiary families of rural settlements programs in BraziL
Authors: Grossi, Mauro Eduardo Del
Gasques, José Garcia
Silva, José Graziano da
Conceição, Júnia Cristina Péres Rodrigues da
Abstract: Há grande divergência, na literatura, sobre as famílias a serem beneficiadas por programas de política agrária no Brasil. Há uma convergência de que três grupos de famílias são prioritários: os de trabalhadores assalariados sem-terra; os de trabalhadores com acesso precário à terra, tais como os parceiros, arrendatários e posseiros; e os de proprietários-minifundistas que ocupam áreas abaixo do mínimo necessário para garantir a sobrevivência da família. A partir dos dados do Censo Agropecuário de 1995/1996 e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) de 1995, procurou-se estimar o número potencial para cada um desses subgrupos de famílias, tendo-se o cuidado de identificar as diferenças conceituais entre as duas fontes e suas implicações. Os resultados obtidos mostram que o público potencial beneficiário de ações fundiárias no Brasil varia em um intervalo entre 3,1 milhões e 6,4 milhões de famílias, o que depende da fonte utilizada e dos critérios utilizados. A maioria dessas famílias reside na região Nordeste, seguida pelas regiões Sudeste e Sul.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.