Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2495
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0634.pdf139.07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O Impacto das cláusulas sociais e ambientais do sistema geral de preferência da CE nas exportações brasileiras
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 634: O impacto das cláusulas sociais e ambientais do sistema geral de preferência da CE nas exportações brasileiras
The impact of social and environmental clauses of the general system of preference EC in Brazilian exports
Authors: De Negri, João Alberto
Carvalho, Alexandre
Abstract: O Conselho da Comunidade Européia (CE) editou, em maio de 1998, o Regulamento no 1 154/98, que trata da implementação das cláusulas sociais e ambientais do Sistema Geral de Preferências (SGP). Esse regulamento prevê um adicional de preferência tarifária sobre o SGP atual. O objetivo deste trabalho é quantificar a perda (destruição de comércio) para o Brasil caso o atual SGP da CE não for renovado, e o ganho (criação de comércio) que o Brasil poderá obter se for habilitado ao regulamento. Os resultados encontrados indicam que a perda do atual SGP da CE representa uma destruição de comércio de US$ 13,4 milhões, ou seja, 0,1% na pauta total de exportação do Brasil para a CE. Além disso, a criação de comércio resultante do Regulamento CE no 1 154/98 será de aproximadamente US$1,4 milhão, ou seja, 0,01%, na mesma pauta.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Comércio Internacional: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.