Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2648
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0628.pdf237.65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Pernambuco: economia, finanças públicas e investimentos nos anos de 1985 a 1996
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 628: Pernambuco: economia, finanças públicas e investimentos nos anos de 1985 a 1996
Pernambuco: economics, public finance and investments in the years 1985-1996
Authors: Vasconcelos, José Romeu de (Coordenador)
Vergolino, José Raimundo Oliveira
Abstract: O estado de Pernambuco participava, em 1970, com aproximadamente 25% do produto regional. Em 1995, alcançou a cifra de 17%, o que configura clara tendência à descentralização espacial do produto interno regional a favor dos estados periféricos de menor nível de renda per capita. Uma das razões para essa rearrumação espacial da produção regional está fortemente associada ao papel dos investimentos dos agentes privados e públicos. O principal objetivo deste estudo é investigar os determinantes locacionais dos investimentos privados em Pernambuco e suas principais evidências segundo resultados de pesquisa com trinta empresários no estado. O trabalho envolve também estudo do comportamento das finanças públicas estaduais no período 1985/1995, com destaque para a análise de alguns indicadores de performance das finanças estaduais. O estudo analisa a evolução dos investimentos incentivados em Pernambuco, com especial destaque para aqueles oriundos dos desembolsos do BNDES, dos fundos de incentivos fiscais (FINOR/SUDENE) e do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE), administrado pelo BNB.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.