Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2709
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0611.pdf186.87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Mudanças na distribuição espacial da produção de grãos, aves e suínos no Brasil o papel do Centro-Oeste
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 611: Mudanças na distribuição espacial da produção de grãos, aves e suínos no Brasil o papel do Centro-Oeste
Changes in the spatial distribution of grain, poultry and pork in Brazil the role of the Midwest
Authors: Helfand, Steven M.
Rezende, Gervásio Castro de
Abstract: Este trabalho procura analisar em que medida o Centro-Oeste tem vantagem competitiva na produção de aves e suínos, vis-à-vis as regiões Sudeste e Sul, devido aos menores preços do milho e da soja e, portanto, ao menor custo da ração. Para isso, o trabalho analisa os diferenciais de preços desses grãos entre estados no período 1980/95 e estima os fluxos de comércio de milho, de carnes de frango e de porco para o mesmo período. A conclusão principal é que, mantida a atual estrutura espacial de preços, não há redução significativa de custo de produção do frango abatido entre as regiões Centro-Oeste e Sul devido ao menor custo da ração, o mesmo não acontecendo, entretanto, entre o Centro-Oeste e o Sudeste. O trabalho considera também outros fatores, ligados à mudança tecnológica que vem ocorrendo no setor de criação de aves e suínos, que possam estar favorecendo a competitividade da região Centro-Oeste.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: Licença Comum: é permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Comércio Interno: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.